Dilma diz que obras do São Francisco vão evitar falta de água

Ao vistoriar as obras de integração do Rio São Francisco, na cidade de São José de Piranhas, na Paraíba, nesta terça-feira (13), a presidenta Dilma Rousseff disse que o conjunto de obras na região é fundamental para evitar que a população sofra com a falta de água. Ao longo do dia, a presidenta vistoriou as obras do São Francisco em outros dois estados – no Ceará e em Pernambuco.

Dilma visita obras da integração do São Francisco em três estados - Presidência da República

A interligação vai levar água para consumo humano, animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

O empreendimento garantirá o abastecimento de água desde grandes centros urbanos, como Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato (CE), Mossoró (RN), Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), até centenas de pequenas e médias cidades do Semiárido e de áreas do interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento regional sustentável.

Segurança hídrica

Em entrevista coletiva concedida após visitar o Túnel Cuncas II, em São José de Piranhas (PB), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que as obras são cruciais para garantir o melhor convívio com a seca recorrente na região. Ela ressaltou que a interligação tem envergadura especial para beneficiar 12 milhões de pessoas em estados do Nordeste, e que junto com outros projetos serão marcas indeléveis na questão da segurança hídrica.

“As autoridades aqui têm muita consciência sobre a questão da água, por isso que o Brasil aqui está avançando. Fizemos cisternas, usamos os carros-pipa do Exército, mas a que vai ficar e vai garantir que o Nordeste tenha segurança hídrica de fato é essa aqui (Integração do São Francisco)”, afirmou.

Aos trabalhadores do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no Ceará, a presidenta Dilma Rousseff disse que eles podem ter orgulho de uma obra que demonstra planejamento no convívio com a seca.

Projeto revolucionário

“Vejam que o Brasil está passando por um período de estiagem e, hoje, no Sudeste, nos estados mais ricos, especialmente em São Paulo, estamos enfrentando uma seca de todas as proporções. Mas lá não tem obra dessa proporção para garantir segurança hídrica. Por isso, fiquem de queixo erguido, tenham orgulho, porque estão participando de um projeto revolucionário, inovador, que vai mudar algo fundamental no Nordeste: as condições para cada vez mais ele se desenvolver”, analisou.

Ela disse ainda que “temos de criar as condições para que quando a seca chegar, estejamos mais fortes e possamos perfeitamente conviver com ela. Isso significa água permanentemente. Vejam o que é uma obra que vai garantir que o Nordeste tenha água até 2046”, afirmou a presidenta.

Após a visita a São José de Piranhas, a presidenta Dilma Rousseff seguiu para Jati, no Ceará, onde visitou a Barragem de Jati que também faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco e se reuniu com representantes de empresas construtoras do projeto. À tarde, a presidenta esteve em Cabrobó, em Pernambuco, onde visitou obras da Estação de Bombeamento, também do projeto de integração do Rio São Francisco.

Da Redação em Brasília
Com Blog do Planalto