Fórum sino-africano aprofunda metas de redução da pobreza

Termina nesta terça-feira (13) o 3° Fórum Popular China – África, que durou dois dias, em Cartum, capital do Sudão. O presidente chinês Xi Jinping enviou uma mensagem de congratulação aos organizadores do evento, nesta segunda-feira (12), considerando-o “uma importante plataforma para os intercâmbios entre os povos chinês e africanos.”

Sudão - Sudan Vision

Para Xi, o fórum desempenha um importante papel no aprofundamento da amizade no e impulso das cooperações pragmáticas entre a China e o continente africano. Xi também reiterou que o estreitamento das relações com a África está na base da política diplomática da China.

O mecanismo desempenha um papel positivo no aprofundamento e na manutenção da paz de todo o mundo, continuou Xi Jinping, que realçou que as relações sino-africanas caracterizam-se pelo respeito mútuo, cooperação de benefício e ganho mútuo e desenvolvimento comum.

Leia também:
Premiê chinês visita países africanos para fortalecer cooperação
China e União Africana buscam aprofundar parcerias estratégicas
Lula fala de crescimento inclusivo e desenvolvimento da África
Brasil é referência de combate à pobreza, afirma chanceler

O presidente, citado pelos meios chineses de comunicação, disse acreditar que, com a eliminação da pobreza como tema principal, o evento deste ano deverá permitir o estreitar das relações bilaterais sino-africanas e ajudar África a realizar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O fórum foi intitulado "Concretização conjunta da meta para a redução da pobreza" e aprovou o Relatório sobre Planos de Parceria Popular entre China e África. Os participantes concordaram em reforçar os intercâmbios bilaterais para o desenvolvimento econômico, a formação de pessoal e o serviço voluntário.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, enviou um vídeo para parabenizar a realização do evento. No total, 200 representantes de 27 países africanos e da China participaram.

Com informações da Rádio China Internacional
Da Redação do Vermelho