Câmara promove exposição sobre Getúlio Vargas 

Nesta quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados inaugurou a exposição "Getúlio Vargas: o Político e o Mito", que mostra o legado e a biografia política do ex-presidente da República, um dos mais expressivos personagens da história política do País.  A exposição marca os 60 anos de morte do ex-presidente e os 69 anos de criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Também houve sessão solene no Plenário da Casa para marcar a data.

Câmara promove exposição sobre Getúlio Vargas - Agência Câmara

Produzida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, a exposição – que poderá ser vista até 10 de setembro no corredor de acesso ao Plenário – exibe fotos de Getúlio Vargas, desde a infância em São Borja (RS) até o suicídio em 1954, além de quadros, reproduções de documentos históricos e letras de músicas alusivas ao seu governo.

A mostra propõe uma reflexão sobre os fatos históricos ocorridos entre 1930 e 1950, enfocando os diferentes momentos em que Getúlio governou o País: governo provisório (1930 a 1933), governo constitucional (1934 a 1937), Estado Novo (1937 a 1945) e 2º mandato presidencial (1950 a 1954).

Uma novidade será a utilização do QR-Code – resposta rápida, com o qual o visitante poderá, por meio do seu celular ou tablet, ter acesso a outras informações, como o texto integral da carta testamento e da carta de despedida de Getúlio Vargas, ou fazer um passeio virtual pelo Palácio do Catete, sede do governo federal na época e local onde o então presidente cometeu o suicídio.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara