Governo assina pacto por trabalho decente durante a Copa

O governo federal e entidades representativas de empresas e de trabalhadores assinaram nesta quinta-feira (15) o Compromisso Nacional pelo Emprego e Trabalho Decente na Copa do Mundo e o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho no setor de Turismo e Hospitalidade.

A assinatura ocorreu durante lançamento da Campanha de Promoção do Trabalho Decente na Copa do Mundo 2014, no Palácio do Planalto, e contou com a presença do governador Agnelo Queiroz.

"Hoje é um dia especial. Colocamos no centro da Copa do Mundo a questão do trabalho decente, para mostrarmos para o mundo os passos importantes dados pelo nosso país. Aqui temos uma das menores taxas de desemprego do mundo e temos a cultura de negociação. Mostrar que é possível construir, através do diálogo, a resolução de conflitos. Isso é exemplo de que em todos os setores é possível haver esse tipo de entendimento", observou a presidente da república.

O objetivo da campanha e dos documentos assinados é orientar as ações do governo e das instituições comprometidas com a geração de empregos e com o trabalho decente, o que envolve a observância de normas trabalhistas e a promoção de segurança, da saúde, da inclusão laboral e da qualificação do trabalhador.

"Grandes empresas já estão aderindo ao acordo. Esse compromisso mostra que a sociedade consegue dar soluções práticas e democráticas para muitos problemas do país", destacou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

A presidente destacou, como pontos a serem resolvidos, a questão da igualdade de salário entre homens e mulheres que desenvolvem as mesmas atividades, o combate ao trabalho escravo e ao racismo e a luta contra o trabalho infantil. "Não podemos aceitar que crianças e adolescentes entrem para o mercado de trabalho, perdendo um tempo precioso em que poderiam estar estudando", completou a presidente.

Dilma Rousseff também ressaltou que o legado do Mundial fica para o povo brasileiro. Ela afirmou que os aeroportos, as obras de mobilidade urbana e os estádios ficam para o Brasil, enquanto os turistas "levam na mala" a garantia de ter visitado um país alegre e hospitaleiro.

DISTRITO FEDERAL- No DF, há um comitê regional de trabalho decente que trabalha de forma alinhada com as políticas públicas do governo federal. "Estamos interagindo com outras secretarias para que elas nos repassem ações que estão desenvolvendo nesse sentido, para que assim possamos fazer um protocolo com tudo isso", destacou o secretário do Trabalho do DF, Wagner Rodrigues.

Para Agnelo Queiroz, a Copa está sendo uma excelente oportunidade de geração de emprego. "Ninguém compreendeu melhor a oportunidade da Copa como o povo de Brasília".

Fonte: Agência Brasília