Senador Inácio Arruda discute desafios para o desenvolvimento

Em circulação pelo Brasil, levando o tema Desafios da reforma urbana, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), presidente da Subcomissão de Desenvolvimento Urbano da Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado, chegou a Salvador nesta quinta (15/05). Ao lado de Solange Souza, ele falou das dificuldades de se estabelecer e cumprir políticas de desenvolvimento de uma reforma urbana eficiente e lembrou que as obras de melhorias estruturais – legados da Copa – são indícios da reforma.

O senador ressaltou que muitos gargalos descritos no documento sobre reforma urbana editado em 1963 permanecem até a atualidade e é preciso descobrir onde estão os nós para desatá-los e progredir no desenvolvimento. Para Solange, o documento poderia ser reeditado agora, pois a situação é semelhante. Um pouco piorada, por conta falta fragilidade da segurança pública e dos problemas crônicos de mobilidade urbana.

Arruda lembrou que os parlamentares, especialmente os municipais, convivem diariamente com os problemas da cidade e que, portanto, têm papel fundamental nestas ações de reforma urbana. O senador ponderou também que o fato de as cidades terem se transformado em metrópoles comerciais contribuiu para este crescimento social desordenado. "A circulação de dinheiro é muito grande, mas não se vê em que os empresários contribuem para o desenvolvimento local".

De acordo com Inácio Arruda, o debate precisa ser aprofundado neste momento, com todos os segmentos da sociedade civil organizada. Por isso, o debate está sendo realizado em diversas capitais. Já ocorreu em Natal (RN), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Os próximos serão em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), São Paulo (SP) e Goiânia (GO).

Por fim, encerrando a maratona de discussões, a chega a Brasília, às vésperas da eleição. O que para o senador é bastante pertinente, já que o tema é pauta de discussão no Senado, devido ao encaminhamento do Estatuto da Metrópole – já aprovado na Câmara Federal – para apreciação.


De Salvador, Maiana Brito