10ª Virada Cultural transforma as ruas e praças do Centro de SP

Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, com duração de 24 horas, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos que ocupam, ao mesmo tempo, a mesma região da cidade. A Virada acontece entre sábado (17) e domingo (18).

Stand-UP na 9ª Virada

Inspirada na “Nuit Blanche” francesa, que se baseia na inversão de expectativas, como, por exemplo, museus abrindo de madrugada, em São Paulo, o evento traz programação diversa distribuída por todo o centro. Aqui, a Virada Cultural busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares.

Desde sua primeira edição, em 2005, a Virada Cultural atrai milhares de pessoas de todas as partes de São Paulo e do Brasil até a região central da cidade. Ao longo dos anos, a festa foi se difundindo cada vez mais por este perímetro, até recentemente incorporar a região da Luz, além da República e Anhangabaú.

A primeira edição ocorreu no mês de novembro, o que se mostrou uma escolha inadequada por conta da temporada de chuvas. Nos anos seguintes, o evento passou a ser realizado entre abril e maio.

Além da rede municipal de equipamentos – incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs) –, a organização da Virada Cultural conta com parceiros estratégicos como o SESC e o Governo do Estado, que aderem com seus equipamentos culturais descentralizados. O Metrô de São Paulo fica aberto durante as 24 horas do evento, garantindo a circulação das pessoas.

Atrações

Depois de um recesso de 7 anos, o Ira! está de volta à ativa abrindo a 10ª edição da Virada Cultural. O guitarrista Edgard Scandurra e o vocalista Nasi retomaram os ensaios em março e escolheram a Virada para o retorno triunfal da banda ao cenário musical.


Vanessa da Mata

O inédito show em São Paulo, traz uma surpresa especial, feita por Emicida, admirador da cantora Vanessa da Mata. 

O rapper gravou uma apresentação especial, como mestre de cerimônias, que servirá de abertura para os shows da cantora. Identificada e admirada por seu estilo exuberante e por sua beleza natural, Vanessa retorna ainda mais pop, moderna, cheia de diversidade rítmica e focada na poesia das letras e no que mais importa nesta nova empreitada: sua música e a bela multiplicidade de sensações que ela provoca. 

Mart’nália vai cantar Sambas de todos os bambas… de todas as vertentes… de compositores conhecidos a desconhecidos. A apresentação terá a sua estreia em maio e com a direção de Martinho da Vila, pai da artista. 

Tudo sobre a Virada Cultural 2014. Programação, data, shows, cantores, bandas, atrações confirmadas e roteiros clique aqui.

Fonte: Ascom do evento