Eleições na Colômbia: Farc e ELN anunciam cessar-fogo unilateral

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Liberação Nacional (ELN) anunciaram nesta sexta-feira (16) um cessar-fogo unilateral, de 20 a 28 de maio, por conta das eleições colombianas, marcadas para 25 de maio. 

Pablo Catatumbo - AFP Yamil Lage

A eleição presidencial da Colômbia provavelmente será decidida em um apertado segundo turno entre o presidente Juan Manuel Santos e o candidato da oposição mais bem posicionado, Oscar Iván Zuluaga, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe e contrário às conversas de paz.

Iniciadas em 4 de outubro de 2012, as negociações entre as guerrilhas e o governo de Santos são mais uma tentativa de por um fim a décadas de conflito na Colômbia. De acordo com o presidente, o processo já superou 60% dos temas da negociação e disse confiar na assinatura de um acordo ainda este ano.

Leia também:
Farc completam 50 anos e lançam rap em prol da paz na Colômbia
Farc retomam diálogo em meio a incertezas eleitorais na Colômbia

Na mesma linha, nesta quarta-feira (14), Rodrigo Granda, um dos membros da equipe negociadora das Farc, afirmou que "nunca antes na Colômbia há possibilidades de se chegar a uma paz estável e duradoura", porém, lembrou que "obviamente é preciso fazer concessões mútuas".

As Farc e o governo de Santos discutem atualmente o tema do narcotráfico, um dos mais polêmicos da agenda geral de cinco pontos. Nas declarações à imprensa, Granda advertiu que "quem romper este processo de paz em Havana, seja quem for o presidente da República, vai ter que arcar com um custo político muito grande, enorme, porque este processo veio para ficar e solucionar este problema".

Nesta sexta-feira, Pablo Catatumbo, delegado das Farc em Havana, fez um chamado para o fim de "qualquer atentado ao Estado ou à infraestrutura econômica" nesse período eleitoral. Ao trazer a informação, ele ressaltou que a "insurgência não acredita no regime eleitoral colombiano" e lamentou que "em vias de propiciar condições favoráveis para os diálogos de paz”, decretaram o cessar-fogo em várias oportunidades e “esse generoso gesto recrudesceu a ação do regime”.

Com informações de agências de notícias