Mobilidade e uso do espaço urbano foram debatidos em Salvador 

A mobilidade urbana e a questão do uso e do direito ao espaço urbano foram os temas centrais debatidos nesta quinta-feira (15) durante a audiência pública realizada pela Subcomissão Permanente de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do Senado em Salvador (BA). 

Mobilidade e uso do espaço urbano foram debatidos em Salvador - www.bahianegocios.com.br

O presidente da subcomissão, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), disse que a mobilidade urbana continua sendo “o calcanhar de Aquiles” das grandes cidades brasileiras e regiões metropolitanas. Mas a questão da terra urbana apareceu com força em Salvador, pontuou Inácio Arruda.

“Continuar com essa permissividade de construir 10, 15 ou 30 andares, que não contribuem com a cidade, vai criando aquela mais-valia social terrível, que não retorna para a cidade. Esse debate foi muito forte aqui em Salvador”, afirmou.

“Em Salvador, ligamos a questão da mobilidade à questão do planejamento da cidade e ao direito da cidade no sentido de que são necessários instrumentos mais fortes de controle urbano”, acrescentou.

Segundo Inácio Arruda, mais de 40 pessoas participaram do debate ocorrido na Câmara de Vereadores de Salvador, como representantes dos conselhos regionais de engenharia, arquitetura e geologia, além de autoridades, deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças comunitárias e sociedade civil.

Inácio Arruda lembrou que a subcomissão já debateu a reforma urbana em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Natal (RN).

A previsão é que os debates da subcomissão, ligada à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) sejam realizados ainda em Goiânia (GO), Belo Horizonte (BH) e Rio de Janeiro (RJ).

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado