Perpétua volta a cobrar jornada de 30 horas em ato da enfermagem

 

30 horas já
 A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) participou nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, de ato do “Fórum Nacional 30 horas já” para que o Congresso vote o Projeto de Lei 2295/2000 que reduz de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho para enfermeiros e auxiliares de enfermagem. A parlamentar, que há anos vem lutando pela categoria, voltou a apresentar nesta terça-feira requerimento pedindo a inclusão imediata da matéria na pauta de votação.

No ato, Perpétua Almeida fez um apelo: "vamos continuar mobilizando todos os deputados, pedindo reuniões, mandando mensagens para que eles aceitem votar as 30 horas. Mas vamos também trazer mais trabalhadores para as galerias, para pressionar o plenário da Câmara", concluiu.

Na avaliação da parlamentar, a redução da jornada vai gerar novas ofertas de trabalho e queda no nível de estresse no exercício das atividades. “Essa mudança na jornada é um beneficio para os profissionais de enfermagem e também para a sociedade que vai ter melhores prestadores de serviço. Valorizar essa categoria é melhorar o atendimento de saúde no Brasil”, ressaltou.

No ano passado, a deputada foi homenageada na Câmara pela coordenação geral do “Fórum Nacional 30 horas já” pelo trabalho político em favor da aprovação do Projeto que regulamenta jornada de trabalho. A proposição aguarda há anos para ser votada na Câmara e vai beneficiar 1,8 milhão de enfermeiros no Brasil.