Diretor da OMC aborda desenvolvimento global em palestra na China

Diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo está em Pequim, em missão oficial. Em palestra nesta segunda-feira (19), na Universidade Internacional de Economia e Negócios, ele agradeceu o apoio chinês para o acordo alcançado em Bali, Indonésia, na reunião ministerial da OMC, em dezembro do ano passado.

Roberto Azevêdo OMC - Getty Images / OMC

Azevêdo também falou da importância do monitoramento do comércio internacional para prevenir a adoção de políticas protecionistas que possam prejudicar os negócios entre os membros da Organização.

Segundo especialistas, a aplicação do "pacote de Bali" pode injetar um trilhão de dólares (R$2,21 trilhões) na economia mundial por ano e criar 21 milhões de postos de trabalho, principalmente nos países em desenvolvimento.

O pacote é composto por uma série de decisões "direcionadas a aumentar a eficiência do comércio, dando mais opções aos países em desenvolvimento para prover segurança alimentar, impulsionar o comércio dos países menos desenvolvidos e apoiar o desenvolvimento em geral," de acordo com a página oficial da OMC.

Azevêdo destacou, porém, que ainda há problemas muito importantes a serem discutidos. Para ele, só haverá acordo quando forem encontradas soluções para as três áreas que considera fundamentais: agricultura, bens industriais e serviços.

O diretor-geral da OMC garantiu que esse é apenas o começo e que o sucesso do acordo poderá levar à definição da Rodada de Doha. a última das negociações comerciais entre os membros da OMC, lançada no Catar, em 2001.

Seu objetivo é alcançar grandes reformas do sistema comercial global através de menores barreiras e da revisão das regras comerciais em 20 áreas diferentes. Segundo a organização, a Rodada de Doha também tem como objetivo fundamental melhorar as perspectivas de comércio dos países em desenvolvimento, mas um conjunto amplo de discordâncias e resistências às imposições dos "países desenvolvidos" tem prolongado a sua duração.

Da Redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias e da OMC