A importância da oposição para entrega de ônibus escolares

A fiscalização da oposição, que na última quinta-feira (15), desbaratou o estoque em péssimas condições de 75 ônibus escolares na garagem da Secretaria de Educação do Maranhão (SEDUC) voltou a ser tema de debates na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (19).

 Os ônibus estavam no bairro do Turu e após as denúncias da oposição o Governo do estado prometeu entrega-los na próxima terça-feira (20). Para o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), que levou a denuncia à Casa Legislativa, a ação da Oposição foi importante, pois o Governo se comprometeu em entregar os ônibus.

O parlamentar questionou novamente o motivo dos ônibus não terem sido entregues antes. O Governo do estado apresentou uma série de justificativas na tentativa de explicar a demora na entrega dos ônibus. Primeiro os deputados do Governo disseram que o estado não era responsável pelo transporte coletivo.

O Governo também alegou que não podia entregar os ônibus, pois não havia nota fiscal, depois afirmaram que não existia vistoria, depois que o problema era a falta de emplacamento no DETRAN (órgão do próprio Governo do Estado), e, finalmente, o deputado federal Pedro Fernandes (PTB) informou que o atraso se deu por uma causa da resolução nº 380/2011 do CONTRAN.
“Então você observa que não há uma explicação convincente por parte do Governo, que a cada momento se disse uma coisa, e, a verdade é que a ação da oposição desse momento foi determinante, para que o Governo anunciasse a entrega e desse a destinação imediata a esses veículos”, destacou Bira.
 

O socialista também disse que a oposição cumpre sua prerrogativa de fiscalização do Poder Executivo e ressaltou que espera a entrega dos ônibus com ansiedade. Para Bira a celeridade com que o Governo do Estado anunciou a entrega dos ônibus, após a denúncia da oposição, comprova que a situação poderia ter sido facilmente resolvida e a tragédia de Bacuri poderia ter sido evitada.

“É algo que está ao alcance do Governo, para quem tem mais de R$ 14 bilhões de reais de arrecadação, nada justifica e nada explica que os estudantes maranhenses sejam transportados em pau de arara como continua acontecendo até hoje. o Governo agora se sente obrigado a fazer entrega dos ônibus e desfazer as suas intenções, que nós sabíamos qual era. Era fazer uso politica da entrega desses equipamentos”, criticou Bira.