Forças Armadas chegam à Bahia para reforçar segurança na Copa

Pouco menos de um mês para o início da Copa do Mundo de 2014, militares da Marinha começam a desembarcar na Bahia já nesta segunda-feira (19/5). O grupo vai reforçar a segurança no estado e se unir às autoridades locais para garantir o clima de tranquilidade durante o mundial.

Os militares vão desembarcaram na Base Naval de Aratu, pela manhã, em um navio vindo do Rio de Janeiro, que vai trazer também 16 veículos, entre caminhões, ambulâncias e motocicletas, armamentos e cães farejadores.

Sob coordenação do Comando do 2º Distrito Naval, as tropas das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) vão trabalhar de forma integrada com as forças das polícias Militar, Civil, Rodoviária, Federal, além de representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

No total, 2.300 militares das Forças Armadas virão para o estado e vão atuar em quatro áreas específicas de segurança através das Forças Naval e Terrestre e dos Centros de Coordenação Tático Integrado e de Operações Aéreas.

Força Naval

A orla marítima de Salvador e o interior da Baía de Todos os Santos serão patrulhados por 650 homens da Marinha com uma fragata com um helicóptero UH-12 (Esquilo) embarcado, uma corveta, dois navios-patrulha, dois navios-varredores, um aviso-de-patrulha e dez embarcações de Inspeção Naval da Capitania dos Portos. A ação vai combater ameaças vindas do mar e de rios e a fiscalizar embarcações suspeitas.

Força Terrestre

O Exército vai atuar com 1.115 agentes na proteção de estruturas estratégicas, como subestações de energia e abastecimento de água, torres de telecomunicações e outros locais que estejam ligados diretamente ao evento. Parte deles estará em prontidão para atender situações de emergência e solucionar momentos de crise e podem ser acionados pelo governador do estado ou pela Presidência da República.
Centro de Coordenação de Operações Aéreas

O espaço aéreo de Salvador também será controlado pelas tropas das Forças Armadas e, durante dias de jogos e eventos oficias, terá áreas restritas. Serão criadas três zonas de exclusão em diferentes distâncias dos locais onde são realizados os jogos, nas quais o acesso a aeronaves ficará restrito. Elas serão ativadas uma hora antes dos jogos e desativadas em até quatro horas do final da partida.

Como o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães fica a um raio maior do que a distância de restrição das Forças Armadas, os embarques e desembarques de voos comerciais em Salvador não devem ser prejudicados. Estão envolvidos nessas ações 220 militares da Força Aérea Brasileira, dois caças F-5, dois caças A-29 (super tucano), um helicóptero H-60 (blackhawk) e uma aeronave de alerta aéreo antecipado E-99.

Centro de Coordenação Tático Integrado

Mais 135 militares estarão empenhados em ações que exigem um treinamento específico como a defesa contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. O grupo vai vistoriar estádios, centros de treinamento, aeroporto, base aérea e comboios das delegações oficiais para assegurar que não haja material suspeito que coloque em risco a vida das pessoas.

Outros militares especializados vão atuar ainda no patrulhamento com helicópteros e combate a ações terroristas, treinados para lidar com situações extremas, como desarme de bombas ou armas químicas. O centro vai contar com viaturas, um helicóptero Super Puma e equipamentos especiais para varreduras das estruturas estratégicas.

Fonte: Secom