Unasul: Oposição e governo estão dispostos a dialogar na Venezuela

Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu nesta segunda-feira (19) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos.

A comissão da Unasul formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colômbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño, visitou o país depois de a oposição suspender as conversações. Os chanceleres concluíram que as partes envolvidas no conflito venezuelano têm disposição para continuar a dialogar.

"Os chanceleres da Unasul e o Núncio Apostólico ressaltaram a vontade expressa pelo governo da Venezuela e representantes da MUD de seguir trabalhando na busca de soluções que beneficiem todos os venezuelanos", diz a nota divulgada pelo Itamaraty, resultado das reuniões da Comissão da Unasul. Os diplomatas atuam como observadores e mediadores do diálogo entre governo e oposição para tentar resolver o conflito interno no país, que soma 42 mortes e mais de 800 feridos, em quase 90 dias de protestos e confrontos.

Leia também:
Venezuela garante incentivos à produção nacional para reduzir custos
Democratização da mídia fomenta luta de governos progressistas na AL

A nota diz ainda que os chanceleres e o Núncio Apostólico esperam a determinação de uma nova data para a continuidade das reuniões o mais brevemente possível. O texto também manifesta "satisfação" dos chanceleres e da igreja católica pela "rejeição à violência" reiterada pelo governo e pela MUD, em todas as suas formas e manifestações.

O chanceler equatoriano escreveu em sua conta no Twitter que a mesa de diálogo havia avançado “em vários pontos da agenda” e que os encontros conseguiram “abrir pontes de comunicação outra vez". No entanto, Patiño admitiu que “sustentar um processo de diálogo no país não é fácil”, mas ressaltou que, a seu ver, havia um clima favorável para reabrir as conversações, tanto da parte do governo quanto da oposição.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Agência Brasil e do site do Itamaraty