Homenageados criticam suspensão da sessão da Coluna Prestes

Os netos dos participantes da Coluna Prestes, que foram homenageados na Sessão Solene comemorativa aos 90 anos do movimento, que a Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (20), divulgaram carta aberta ao presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), na qual lamentam a interrupção abrupta da sessão. “É lamentável que a homenagem à Coluna no Congresso Nacional tenha sido manchada por um ato autoritário e unilateral da mesa diretora da Câmara”, diz a carta.

Leia a íntegra:

Exmo. Sr. Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara dos Deputados

Prezado Presidente,

Dirigimo-nos a V. As. Para manifestar nosso espanto e indignação quanto a forma abrupta com que foi encerrada, no dia de ontem, 20 de maio de 2014, enquanto ainda se pronunciava o Senador Inácio Arruda, a Sessão Solene do Congresso nacional Comemorativa dos 90 anos da Coluna Prestes.

A força da democracia brasileira é demonstrada todos os dias pelos quatro cantos do país e o seu avanço e fortalecimento é irreversível. Foi por ela que nossos antepassados abandonaram suas famílias e se lançaram para a conquista desse propósito em uma luta armada que durou quase uma década.

Nós que somos os herdeiros dos “soldados da liberdade” tivemos muito orgulho de representa-los durante a Sessão. Eles foram os representantes do povo brasileiro em uma marcha de 25 mil quilômetros, que percorreu o Brasil por 13 estados, entre os anos de 1924 e 1927, clamando por justiça social e modernização da república brasileira.

É lamentável que 90 anos após sua heroica trajetória, a homenagem à Coluna no Congresso Nacional, que representa a democracia e a liberdade, tenha sido manchada por um ato autoritário e unilateral da mesa diretora da Câmara. Os convidados, familiares, intelectuais e estudantes presentes foram enxovalhados do Plenário da Câmara sem a menor satisfação sobre o que estava ocorrendo. Soubemos que na Sessão Ordinária sequente, a deputada Alice Portugal foi agredida por se manifestar contra o ocorrido. Tudo isso nos entristece muito.

Atenciosamente,

Ana Prestes – neta de Luis Carlos Prestes
Yuri Abyaza Costa – neto de Miguel Costa
Tatiana Lins de Barros – neta de João Alberto Lins de Barros
Letícia Cabanas de Paiva Azevedo – neta de João Cabanas