Ministro ressalta a participação social para a democracia no Brasil

Nesta quarta-feira (21), o “Bom Dia, Ministro” teve como tema os mecanismos de participação da sociedade civil nas políticas públicas. O convidado foi o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que destacou as políticas e os compromissos nacionais pela participação social. Nesta semana (de 21 a 23 de maio), ocorre a Arena da Participação Social, onde será apresentado o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

radio gilberto carvalho

Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços, o ministro ressaltou que espera que as paralisações de diversas categorias se reduzam à medida que a Copa do Mundo se aproxima.

“Esperamos que haja bom senso, que, na medida em que vá chegando a Copa, esses protestos se reduzam e que de fato as pessoas saibam que elas não podem punir a população em busca de um objetivo setorial. Fazer esse aproveitamento de oportunidade é uma coisa perigosa e que pode se voltar contra a própria categoria. Vamos trabalhar no diálogo e não na repressão até o último dia da Copa para que as pessoas tenham bom senso e não provoquem prejuízos para o país em troca de interesses muito particulares e muito setorizados.”

Segundo Carvalho, o governo tem se preocupado com as manifestações e, por isso, ele fez uma rodada de debates nas 12 cidades-sede para conversar com movimentos sociais sobre o Mundial. “Houve todo um movimento 'Não vai ter Copa', uma indisposição em relação à Copa do Mundo, que se deve muito à falta de uma comunicação adequada e de um conhecimento real das pessoas do que é a Copa. Espalhou-se infelizmente a ideia de que a Copa era um antro de corrupção, com a construção de elefantes brancos, com obras inacabadas, de paraíso da Fifa tirando dinheiro do Brasil. Não é verdade que gastamos dinheiro público na Copa em detrimento da saúde e da educação. Não é verdade que as arenas estão se tornando elefantes brancos”, falou.

Ele acredita que, com as obras ficando prontas, as manifestações contra a Copa tendem a se reduzir. “O que vimos na quinta-feira passada (15) foi que manifestações propriamente contra a Copa foram muito reduzidas. Durante a Copa, as manifestações serão bem-vindas, mas as que são propriamente para protestar contra a Copa serão muito minoritárias”, avaliou.

Da Redação do Vermelho, com agências

Ouça o áudio na íntegra na
Rádio Vermelho: