Deputadas repudiam agressão do secretário da Mesa contra parlamentar

Na terça-feira (20), durante Sessão Solene de homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes, que sofreu uma interrupção abrupta com expulsão dos convidados, a deputada federal do PCdoB/BA, Alice Portugal, foi agredida pelo secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna. As deputadas federais Jandira Feghali, líder do PCdoB/RJ na Câmara dos Deputados, Luciana Santos (PCdoB/PE) e a própria Alice repudiam totalmente essas atitudes, até então inéditas na Câmara.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

deputadas radio - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

"A interrupção foi um desrespeito aos familiares, intelectuais e estudantes presentes e à história do país. O ato teve orientação política parcial da Mesa para interromper a qualquer custo a sessão de homenagem à Coluna Prestes sob a alegação de que o prazo da instalação da Comissão Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras seria prejudicado", afirma Jandira.

Leia também: 
Sessão solene destaca conquistas da Coluna Prestes para o Brasil
Homenageados criticam suspensão da sessão da Coluna Prestes Líder do PCdoB critica suspensão da sessão sobre Coluna Prestes
PCdoB divulga nota de solidariedade à deputada Alice Portugal
PCdoB entra com ação contra atitude da Mesa Diretora da Câmara

"Foi uma atitute autoritária e descabida de quem comandava a Mesa naquele momento. De fato, de maneira leviana, as versões que saem nos jornais são inaceitáveis e exigimos um pedido de desculpas da Mesa, principalmente aos familares que vieram de longe para homenagear esse legado do povo brasileiro (se referindo à homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes)", disse Luciana.

"Eu estava na tribuna da Casa, que é inviolável e protestava contra a forma desastrada e deselegante com que foi interrompida a Sessão Solene. Não tínhamos nada a ver com a instalação da CPMI e isso deixou todos os convidados muito tristes", falou Alice. "O secretário-geral da Mesa se achou na superioridade regimental de me interpelar com gestos violentos e que levou a segurança da Casa a contê-lo duas vezes", completou.