Comitê de Segurança da Copa anuncia que está pronto para mundial

Em uma reunião com representantes dos governos municipal, estadual e federal, na última quinta-feira (22/5), em Salvador, o Comitê de Segurança da Copa do Mundo anunciou que o plano de ações para os dias dos jogos que acontecerão na capital baiana já está pronto para ser executado. Salvador vai sediar seis partidas do mundial de futebol e a primeira será no dia 13 de junho, entre Espanha e Holanda.

“Viemos dizer ao governador [Jaques Wagner] que já estamos prontos, com todos os equipamentos funcionando, com o efetivo do governo federal, seja das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Rodoviária [Federal] que já começou a chegar”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

No encontro, o secretário ainda disse que o plano não contempla apenas a segurança dos baianos e turistas, mas, também, a proteção das delegações no deslocamento para outras cidades e estados e das autoridades brasileiras e estrangeiras que vão assistir aos jogos na Arena Fonte Nova. 

“É um trabalho integrado. As forças federais assumem parte deste trabalho. As forças de segurança pública assumem a outra parte e o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, assume a sua função constitucional, que é a segurança marítima, aérea, contra terroristas, através das forças especiais”, continuou Barbosa.

Além do secretário de Segurança Pública, também estiveram presentes na reunião o comandante-geral da PMBA; coronel Alfredo Castro, o delegado-chefe da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Paixão; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no estado, George Paim; o superintendente da Polícia Federal, delegado José Martins Lara; o superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Márcio Seltz; entre outros.

A Guarda Municipal, da Prefeitura de Salvador, foi representada por Rosemma Maluf, titular da Secretaria de Ordem Pública.

Da Redação.
*Com Secom/BA