Brasil parabeniza acordo entre as Farc e o governo colombiano

O governo brasileiro cumprimentou nesta sexta-feira (23) o povo e governo da Colômbia pelo acordo sobre o "problema das drogas ilícitas" alcançado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc) na mesa de diálogo em Havana. Em comunicado, o Itamaraty ressaltou que o avanço nos diálogos “demonstra a determinação das partes em encontrar solução definitiva para o conflito que trouxe tanto sofrimento ao povo colombiano”. 

Com este pacto, realizado no último dia 16, e os outros anteriores sobre a "política de desenvolvimento agrário integral" e "participação política", já são três etapas cumpridas de um processo total de seis pontos a serem negociados entre as partes, destacou o Itamaraty.

Leia também:
Colômbia: Na reta final, disputa presidencial é marcada por escândalos
Colômbia: Em debate, direitista ameaça suspender diálogos com Farc

“O Brasil reitera seu apoio ao processo de paz e sua confiança em que o conflito interno na Colômbia possa ser solucionado pela via do diálogo. A paz na Colômbia não é objetivo apenas do povo colombiano, mas de todo o continente, devendo contribuir para o projeto de integração regional consubstanciado em torno da União de Nações Sul-Americanas (Unasul)”, diz a nota.

Permanecem pendentes na agenda de paz das Farc o "fim do conflito", "vítimas" e "implementação, verificação e referendo" do eventual acordo de paz que acabará com meio século de um conflito armado.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações do site do Itamaraty