Rio homenageia cubano que desenvolveu o ensino da psicologia no Brasil

Na próxima quarta-feira (28) será prestada uma homenagem ao Dr. Emílio Mira Y López no Rio de Janeiro. Ele é criador do Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas. Emilio é um psiquiatra cubano-espanhol, desempenhou um importante papel no desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão no Brasil.

Evento homenageia cubano - Divulgação

Estabelecendo-se aqui desde meados da década de 1940, depois de sair da Espanha por sua participação na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) ao lado das forças republicano-legalistas, resistindo ao golpe fascista de Francisco Franco, Mira y López criou o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (Isop), da Fundação Getúlio Vargas, em 1947, que foi um dos órgãos pioneiros da disciplina psicológica em nosso país.

Mira y López criou o Psico-diagnóstico Mio-cinético (PMK), um teste expressivo de personalidade, aplicado na seleção de motoristas para prevenção de acidentes na década de 50, na seleção dos jogadores de futebol da seleção de 1958 e 1962 e na seleção do corpo diplomático do Itamaraty.

Nesta seleção, Mira contraindica um candidato dizendo: “sua vocação é a música”. Era o maestro Antonio Carlos Jobim. Seu filho Emílio sempre brinca: “a Psicologia dá o Tom”. Mira teve ainda uma importante atuação na regulamentação da profissão de psicólogo.O CRP-RJ lembra sua figura e reconhece seu papel, como um dos fundadores da Psicologia no Brasil.

Confira abaixo a programação:

9h: Abertura com apresentação de autoridades e inauguração da placa comemorativa alusiva ao ISOP e à obra de Mira y López

10h: 1ª mesa: Mira y López e a Psicologia 

– Psicologia como Ciência Social
– O ISOP e a FGV (Suely Braga)
– Mira, vida e obra (Ana Jacó)

– O ISOP e suas repercussões no Brasil e na America Latina (José Novaes)
– A regulamentação da profissão de psicólogo (Carlos Marconi)

12h30min: Intervalo para o almoço

14h30min: 2ª mesa: Da medicina à Psicologia
Psiquiatria (Adolpho Hoirisch)
Psicoterapia e Psicanálise (Rita Manso)
Psicotécnica (Cristiano Esteves)

16h: 3ª mesa: Mira e a harmonia social
– A Psicologia de Mira e os ensinamentos de Tarthang Tulku Rinpoche, a Psicologia Tibetana Nyingma (Claudio Moraes)
– Apresentação da Casona de La Paz, Colônia Valdense Uruguai (Emílio Mira y López Filho)

17h: Encerramento e Coquetel

Local: Rua da Candelária, 6 – Rio de Janeio – RJ