Pesquisa em Minas Gerais aponta Pimentel eleito no primeiro turno

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pelo caderno mineiro do Portal Brasil 247 sobre a sucessão para presidente e governador em Minas Gerais aponta Fernando Pimentel com 35,5% das intenções de voto, contra 17,8% do tucano Pimenta da Veiga e 4,6% do socialista Julio Delgado. O resultado mostra o candidato das forças progressistas de Minas Gerais eleito em primeiro turno, com 61,2% dos votos válidos.

A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Veritá, que tem 17 anos de tradição no mercado, ressalta a importância de Minas Gerais – o segundo o maior colégio eleitoral do país e onde nasceram tanto a presidenta Dilma Rousseff (PT) como o senador tucano Aécio Neves – nas eleições deste ano.

Registrada na Justiça Eleitoral pelo número MG-00018/2014, a pesquisa ouviu 3.077 mineiros, entre os dias 19 e 24 de maio deste ano, levantando cenários tanto para a disputa estadual, como para a sucessão presidencial.

Na disputa para governador, Fernando Pimentel, ex-ministro do Desenvolvimento, hoje seria eleito em primeiro turno, com os seguintes números:

Candidatos Percentual de votos Votos válidos
Fernando Pimentel (PT) 35,5% 61,2%
Pimenta da Veiga (PSDB) 17,8% 30,8%
Julio Delgado (PSB) 4,6% 8,0%

A pesquisa também mediu como os mineiros seriam influenciados por cabos eleitorais como Aécio Neves e o ex-governador Antonio Anastásia, assim como a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Neste ponto, há quase um empate técnico: 45% dos mineiros seriam influenciados por Aécio/Anastasia e 42,9% por Dilma/Lula.

Diante desses números, a pesquisa reforça a percepção de que Fernando Pimentel já é mais identificado com Dilma e Lula do que Pimenta da Veiga com Aécio e Anastasia.

Caso fosse medida a influência dos presidenciáveis no cenário estadual, os resultados seriam os seguintes, com a disputa indo para o segundo turno:

Candidatos Percentual de votos Votos válidos
Fernando Pimentel (PT)
(com apoio de Lula e Dilma)
39,1% 46,8%
Pimenta da Veiga (PSDB)
(com Aécio e Anastasia)
33,8% 40,4%
Júlio Delgado (PSB)
(com Eduardo e Marina)
10,6% 12,7%

Outro foco da pesquisa foi a sucessão presidencial, em Minas Gerais. Na pesquisa espontânea, Aécio Neves teria 15,8%, contra 14,1% da presidenta Dilma Rousseff e 4,5% do ex-presidente Lula. Eduardo Campos teria apenas 1,8%, seguido de Marina Silva, com 1,6%. No cenário estimulado, Aécio teria 45,4%, contra 29,1% de Dilma e 7,8% de Campos.

Fonte: Brasil 247