Obama aperfeiçoa a "globocolonização", denuncia Frei Betto

O governo do presidente Barack Obama tem sido muito mau para o mundo e tem aperfeiçoado o processo de globocolonização com intervenções como a última na Ucrânia, denunciou nesta terça-feira (27) Frei Betto.

O teólogo da libertação brasileiro, que participa no Panamá em uma conferência internacional, afirmou à Prensa Latina que Obama não atribui importância à América Latina e, por isso, tem sido menos agressivo diretamente que os Bush ou Reagan e que outros anteriores.

Mas tem sido um governo muito mau para o mundo porque tem aperfeiçoado o processo de globocolonização, de intervenção por exemplo na Ucrânia, na Síria, na Líbia e em outros países, é a polícia do mundo, sublinhou.

Descaradamente, expressou, tem se colocado acima de todas as leis e tratados internacionais, não dá nenhuma importância a esses acordos e não há como o sancionar.

Por sorte, há uma correlação de forças na América Latina, na contramão dos Estados Unidos, e não somos aquele rebanho de ovelhas que baixava a cabeça ante o pastor da Casa Branca, temos mais soberania, mais independência e mais clareza de que caminhos libertadores queremos seguir, apontou.

A respeito da Venezuela, disse que é o principal foco da subversão estadunidense na América Latina, e passa algo muito simples, como quer seu petróleo, os Estados Unidos farão tudo o que puderem para desestabilizar a revolução bolivariana.

Mas a Venezuela, destacou, conta com a solidariedade de todos os países que estão na Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe, e isso é muito bom.

Fonte: Prensa Latina