PCdoB-Paraná lança candidatura histórica ao Senado

No Paraná o PCdoB lançou pré-candidato ao Senado da República numa decisão histórica. O vereador, professor, escritor e jornalista Nilton Bobato, de Foz do Iguaçu, é o nome anunciado em encontro estadual realizado na sexta-feira, 30, com a presença do Secretário de Relações Internacionais da Comissão Política Nacional, Ricardo Alemão Abreu. A candidatura deverá ser confirmada na convenção de 28 de junho com expectativa de disputar a vaga ao Senado com o tucano Álvaro Dias.

Bobato - Arquivo

O Partido não lança candidato ao Senado no Estado desde 1986. A decisão pela pré-candidatura de Nilton Bobato foi construída numa análise de conjuntura com uma discussão ampla e ousada dos camaradas paranaenses. “A direita que tanto critica a Presidenta Dilma quer voltar ao poder a todo custo e já tem um nome colocado para disputar o Senado no Paraná. As forças de esquerda, aliadas da Presidenta, não têm nenhuma posição nesse campo. Então o PCdoB decidiu se colocar como a opção para o embate político que se avizinha disputando o espaço com a direita e defendendo os interesses das classes necessitadas”, disse o presidente estadual do PCdoB, pré-candidato a deputado estadual e coordenador do encontro Ricardo Gomyde.

O evento contou com a presença de diversas lideranças comunistas do Paraná como o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa e pré-candidato a deputado federal, Aliel Machado; os vereadores Antônio Aguinel (Ponta Grossa) e Paulo Porto (Cascavel); o líder do Grupo Dignidade em defesa das causas LGBT e pré-candidato a deputado federal, Tony Reis; a presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Camila Lanes; a presidente da UBM-PR (União Brasileira de Mulheres, Andressa Cechin, lideranças da UJS (União da Juventude Socialista); representantes sindicais e da comunidade árabe. O lançamento da pré-candidatura foi prestigiada também por representantes de partidos como PT, PDT, PP, PV, PTB, PSD e DEM.

Entre as lideranças políticas de Foz do Iguaçu que se fizeram presentes e declararam apoio ao projeto, destaque para o ex-prefeito Paulo MacDonald (PDT), o ex-vice-prefeito Chico Brasileiro (PSD), os vereadores Gessani da Silva (PP), Fernando Duso (PT) e Luiz Queiroga (DEM).
“Nosso partido tem orgulho em lançar a pré-candidatura de Nilton Bobato vinda de uma região importantíssima para o país como o Paraná e a tríplice fronteira”, disse Ricardo Alemão. Segundo ele, a pré-candidatura com vários partidos aliados representa a unidade do PCdoB do Paraná. “Não é um projeto para fortalecer apenas o partido, mas para derrubar a dominação política conservadora no Paraná. Discutimos causas e idéias e não coisas. Somos o instrumento dessa mudança que está representada na pré-candidatura e na busca de melhores dias no Paraná”, completou Alemão.

O pré-candidato Nilton Bobato está no segundo mandato como vereador, sendo o mais combativo ao governo municipal do PSB que está aliado ao governador Beto Richa, do PSDB. Bobato também presidiu o PCdoB do Paraná, tem sete livros lançados, é uma forte liderança de esquerda no Paraná e do movimento cultural.

Em pronunciamento, Nilton Bobato disse que está honrado e orgulhoso em ser indicado para um projeto tão importante para o Paraná e para o PCdoB. “Tenho o senso da responsabilidade que essa missão traz. Através do debate interno e da união do partido no Paraná estamos avançando. Construímos unidade de ação e de capacidade para colocar o partido num debate estadual que propõe a transformação. A pauta fundamental será a educação e a partir disso, saúde, mobilidade urbana, cultura, desenvolvimento sustentável e as outras causas”.

Nilton Bobato observou que a cadeira em disputa ao Senado no Paraná é a que está há 16 anos nas mãos de um dos políticos mais conservadores do Estado. “Um homem que quando governador mandou tropas montadas a cavalo massacrar professores em Curitiba. Agora é um professor que vai disputar com um opressor. É o momento dessa cadeira mudar de lado e para isso vamos mobilizar o partido nos mais de 140 municípios em que está organizado.