Brasília debate desafios da reforma urbana nesta terça 

A Subcomissão de Desenvolvimento Urbano do Senado dá prosseguimento, nesta terça-feira (3), aos debates sobre os desafios da reforma urbana no Brasil, que vem realizando nos estados. A iniciativa, do presidente da Subcomissão, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), esta semana será em Brasília e contará com a presença do ex-administrador da cidade, Messias de Souza. 

Brasília debate desafios da reforma urbana nesta terça - onibusrmtca.blogspot.com

A subcomissão trata especificamente de questões urbanas e tem a finalidade de apontar soluções aos entraves para uma melhoria na estrutura e nos serviços das cidades, especialmente nas regiões metropolitanas.

Para o senador Inácio Arruda Inácio, o nó central da reforma urbana brasileira está na questão social e é preciso o compromisso dos governantes com o cidadão comum para que haja planejamento nas regiões metropolitanas. “Temos que humanizar essas cidades com uma exigência dos nossos tempos porque a riqueza que esta sendo produzida é sem igual e sem limites”, avalia.

Ele também apontou a mobilidade urbana como “o calcanhar de Aquiles” das grandes cidades brasileiras e regiões metropolitanas. As queixas sobre transporte público foram repetidas nas cidades de Natal (RN), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que já receberam o evento.

Para o debate em Brasília foram convidados também o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (DF), Júlio Miragaya; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF – Entorno, Henrique Pinto; o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Hermano Carvalho; a secretária de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Jane Diehl; o secretário de Planejamento e Orçamento, Paulo Antenor de Oliveira, o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez Filho, além de parlamentares, arquitetos, urbanistas, geógrafos, entidades da sociedade civil, acadêmicos e especialistas ligados ao tema, entre outros.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda