José Reinaldo: A participação e organização política dos trabalhadores

Em sua coluna Ponto de Vista, o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo fala sobre a realização do primeiro congresso da Federação Interestadual de Metalúrgicos do Brasil (Fitmetal) e a participação e a organização política dos trabalhadores. “As centrais sindicais tiveram reconhecimento formal e ampliou-se a democracia, com a abertura de espaço para maior participação e protagonismo da classe trabalhadora e seus representantes”, disse.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

trabalhadores radio

“Desde junho do ano passado, as atenções se concentram no “novo tipo” de mobilização social – sem partidos, sem sindicatos – e voltadas para objetivos parciais e fragmentados. Ultimamente, todo o protagonismo social é atribuído a manifestações de objetivo nebuloso – aquelas que se voltam contra a realização da Copa do Mundo no país – marcadas por atos de violência e alianças espúrias, inclusive com facções do crime organizado”, alertou o editor.

“O Brasil avança em meio a um quadro político marcado por contradições e limites, próprios de uma correlação de forças ainda difícil para o campo progressista. São fortes as pressões e chantagens da oligarquia financeira, que procura impedir a todo o custo o percurso de um caminho de desenvolvimento alternativo ao modelo neoliberal. O fator diferencial que pode alterar o peso da balança é o protagonismo político e social do proletariado”, falou José Reinaldo.

Ouça a coluna na íntegra na
Rádio Vermelho: