Zona do Euro sofre deterioração na atividade industrial

A expansão da atividade industrial da Zona do Euro deteriorou-se em maio, o que evidenciou a persistência de dificuldades no setor, afirma hoje uma pesquisa especializada.

Sede do Banco Central Europeu

O índice de maio caiu e é o menor em seis meses ao situar-se em 52,2 pontos desde os 53,4 do mês anterior, já que o melhor desempenho da Alemanha não conseguiu compensar a contração da atividade na França, detalhou a pesquisa elaborada pela empresa de análise financeira Markit.

Os dados ficaram abaixo da estimativa inicial de 52,5 pontos, mas mantiveram-se acima da marca de 50 que separa o crescimento da contração.

Um subíndice que mede a produção também registrou retrocesso.

Especialistas opinam que os resultados da pesquisa devem reavivar as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) flexibilize sua política monetária esta semana.

Para estimular o crescimento e impulsionar o crédito, espera-se que em sua reunião de quinta-feira o BCE corte sua taxa de depósitos para menos de zero, reduza sua principal taxa de empréstimos e relance uma operação de refinanciamento que se destina às empresas.

Fonte: Prensa Latina