Lançamento: Livro reúne artigos do jornalista Messias Pontes

Será lançado nesta quinta-feira (05/06), a partir das 19h30, no restaurante Maria Bonita, o livro “Messias Pontes, o Guerrilheiro da Palavra”. A publicação é uma coletânea de artigos do jornalista cearense que sempre deixou claro seu posicionamento em favor da democracia e das causas populares. São 86 artigos publicados na mídia tradicional, como também na imprensa classista, sindical e partidária.

Segundo o senador, quando pensou pela primeira vez em promover a edição desse livro, não era sua intenção que ele viesse a se transformar numa homenagem póstuma a Messias Pontes. “Pretendia que fosse, sim, uma homenagem ao camarada vivo que, com paixão intensa, nunca deixou de combater o bom combate em defesa das causas do Brasil e do povo brasileiro, utilizando a arma que sabia manejar tão bem: a palavra”.

O livro “Messias Pontes, o Guerrilheiro da Palavra” é também uma homenagem aos seus leitores, que terão a oportunidade de ver reunidos em um só volume uma seleção representativa dos seus artigos e análises, que durante tantos anos serviram de bússola para os lutadores das causas populares no Ceará e no Brasil, e que foram republicados em diversos veículos, multiplicando o poder da sua voz. Como radialista, Pontes comandou por duas décadas o programa Espaço Aberto, que transformou numa trincheira dos movimentos sociais e das forças democráticas e progressistas.

Jornal O Mutirão

Messias Pontes teve participação destacada no jornal Mutirão, que marcou época no jornalismo cearense. Criado em 1977, durante o Regime Militar, o Mutirão, que se orgulhava de ser “um jornal que tem a petulância de colocar-se ao lado do povo”, deixou sempre claro o seu posicionamento em favor da democracia e das causas populares.

Já em seu primeiro número, defendia a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para promover a redemocratização do Brasil. O Mutirão sempre apoiou as lutas dos trabalhadores, dos estudantes, dos artistas e intelectuais que combatiam a ditadura. O jornal encerrou suas atividades em 1982.

Pelo importante papel que cumpriu nesse período tão difícil da vida nacional, o Mutirão garantiu a sua inclusão na história da imprensa alternativa brasileira, ao lado de publicações como o Pasquim, Movimento, Opinião, Em Tempo, entre outras.

Serviço

Lançamento de “Messias Pontes, o Guerrilheiro da Palavra”

Data: quinta-feira (05/06)
Hora: a partir das 19h30
Local: Restaurante Maria Bonita (Rua Desembargador Leite Albuquerque, 358 – Aldeota).
Realização: Mandato do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)