Brasil e Vietnã comemoram 25 anos de relações diplomáticas 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que preside a Associação de Amizade Brasil-Vietnã (Abraviet), participou, nesta terça-feira (3), do seminário sobre as relações de cooperação e amizade Vietnã – Brasil, por ocasião dos 25 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
 

Brasil e Vietnã comemoram 20 anos de relações diplomáticas

Com a presença de diplomatas vietnamitas e brasileiros e de parlamentares, durante o seminário foram apresentadas as características da formação da sociedade vietnamita e da sua economia, especialmente após a vitória, em 1975, sobre as forças armadas norte-americanas que invadiram o país, e a adoção, em 1986, das reformas econômicas que ficaram conhecidas como a Política do Doi Moi (Renovação). Estas reformas modernizaram as estruturas econômicas daquele país e o integrou na economia mundial.

O senador Inácio, lembrou que o Brasil e o Vietnã têm semelhanças históricas e culturais, e por isso devem aprofundar cada vez mais as suas relações de amizade e cooperação.

O comércio bilateral ainda é inferior a 1% nas respectivas pautas de exportação. No entanto, houve um crescimento expressivo entre 2002 e 2012, de 44% ao ano. Em 2012, o comércio entre os dois países alcançou US$ 1,64 bilhão.

Houve também um aumento significativo da participação de produtos primários na pauta de exportações brasileiras para o Vietnã entre 2007 e 2012, de 33,1% para 62,8%. Os principais produtos brasileiros exportados para o Vietnã são a soja, algodão, fumo, milho, galináceos, carne bovina, farinhas, couro, açúcar, suco de laranja, dentre outros.

“Brasil e Vietnã podem incrementar a troca de informações sobre a produção de café (são os dois maiores produtores mundiais do produto), a troca de informações sobre a produção agrícola, pesqueira e na esfera da biotecnologia, da cultura, da saúde, assim como o intercâmbio de delegações e partilha de experiências de pesquisa e informação”, afirmou o parlamentar brasileiro.

Da Redação em Brasília
Com Ass. Sen. Inácio Arruda