Trabalhadores comunistas de Minas Gerais reúnem-se no próximo sábado

A Secretaria Sindical do PCdoB-Minas realiza neste sábado (7), na sede do Sinpro, a partir das 8h30, o Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras Comunistas. A atividade visa discutir o projeto eleitoral do Partido em 2014, veiculado à questão ideológica e da luta de massas no estado.

O encontro terá a participação de Pascoal Carneiro – membro da Secretaria Nacional Sindical do PCdoB – que fará uma análise da atual conjuntura nacional, com recorte no movimento sindical e no papel dos trabalhadores nas eleições de 2014.

Um balanço dos últimos 11 anos de governos democráticos progressistas – liderados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta Dilma Rousseff – aponta significativos avanços e conquistas dos trabalhadores brasileiros. A política de valorização do salário mínimo alcançou um aumento real de 72,31% de 2002 a 2014 – com reflexo direto na vida de 48,2 milhões de brasileiros.

A secretária Sindical do PCdoB-Minas, Celina Areas, explica que o projeto do Partido abrange a luta institucional, ideológica e de massa – visando o crescimento da organização dos comunistas entre os trabalhadores. A dirigente estadual apresentará uma proposta organizativa do trabalho do Partido no movimento sindical, com ênfase na questão da formação dos trabalhadores e da realização de encontros estaduais e regionais.

Nos últimos meses, a Secretaria Sindical tem se empenhado em realizar um levantamento das principais demandas organizativas em Minas Gerais. “Nossa parte organizativa está débil e esse é um eixo de fortalecimento dos quadros para que os trabalhadores tenham isso no seu dia a dia”.

A estimativa é de que a atividade reúna cerca de 100 trabalhadores comunistas do estado, que deverão ser incluídos na meta do Partido de eleger dois deputados federais e quatro deputados estaduais, além de assegurar a vitória de Fernando Pimentel ao governo de Minas Gerais e a reeleição da presidenta Dilma.

Programação

8hs30 – Café

9 horas – Conjuntura – Pascoal Carneiro, membro da Secretaria Nacional Sindical

11hs30 – Proposta da Secretaria Sindical – Celina Areas, secretária Sindical estadual

12h30 – Almoço

14 horas – Organização do PCdoB entre os trabalhadores – Richard Romano, secretário estadual de Organização

15h30 – Café

15hs45 – Objetivos Nacionais e Estaduais; meta de filiações entre os trabalhadores – Celina Areas, secretária Sindical estadual

Da redação do Vermelho-Minas,
Mariana Viel