Após 14 anos, Metrô de Salvador entra em operação na quarta-feira

O Metrô de Salvador, em construção há 14 anos (2000-2014), entrará, finalmente, em operação na próxima quarta-feira (11/6), véspera da estreia da Copa do Mundo no Brasil, depois que o Governo do Estado assumiu as obras, no ano passado. O governador Jaques Wagner esteve nas estações do Acesso Norte do Metrô, na manhã desta quinta-feira (5), para testar o funcionamento dos trens e garantiu que está tudo pronto para os trens andarem de vez.

"É uma sensação de alegria, dever cumprido e orgulho muito grande. Eu acho que todo o povo de Salvador vai se orgulhar. O poder público estava com essa dívida há mais de 14 anos", afirmou o governador, através da assessoria. Wagner usou o transporte, visitando vagões e cabine de comando.

Na quarta-feira, a operação será em fase experimental, no trecho Lapa-Retiro (Lapa-Brotas-Campo da Pólvora – Acesso Norte – Retiro), com funcionamento gratuito, de segunda a sexta-feira, de 12h às 16h. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), a experimentação seguirá até o mês de setembro e, após esse período, o serviço será ampliado até chegar ao atendimento pleno.

A fase experimental servirá, ainda segundo a Secom, para que a população da cidade se familiarize com o transporte e para que a CCR Metrô Bahia, empresa concessionária que opera o modal, realize os últimos ajustes. A capacidade máxima de passageiros por trem é de 200 passageiros sentados e 800 em pé. 

Com expectativa de entrega para janeiro de 2015, as estações do Bom Juá e Pirajá finalizam a Linha 1 do metrô, que contou com investimento de R$ 8,7 milhões. A previsão é que, até abril de 2017, a população já tenha todo o sistema metroviário funcionando em Salvador, ainda segundo a Secretaria de Comunicação, quando ficará pronta a Linha 2, que irá até o aeroporto.

De Salvador,
Erikson Walla