Intensifica-se preparação de congresso socialista na Venezuela

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) inicia nesta segunda-feira (9) os debates sobre temas de Organização nas mais de 13 mil Unidades de Batalha Bolívar-Chávez (UBCH) tendo em vista a celebração de seu terceiro Congresso em julho.

PSUV

A análise sobre a vida interna do PSUV será até 30 de junho, dia em que se concluirá também a discussão nas UBCH, como célula básica da organização, dos documentos sobre ideologika, programa e política internacional, processo iniciado em 27 de abril.

Também como parte do programa do congresso do PSUV, partido de maior número de membros na Venezuela, com mais de sete milhões de militantes, neste domingo (8) foram feitas as indicações para delegados à Plenária Nacional programada para 26 a 29 de julho.

Em 20 de julho próximo será a eleição dos 540 delegados selecionados pelas UBCH a qual se realizará de maneira universal, direta e secreta, e também contará com o apoio técnico do Conselho Nacional Eleitoral.

Outros 370 representantes participarão de forma direta no congresso, entre os quais estarão os governadores e prefeitos membros da organização e eleitos pelo povo.

Entre os documentos de debate em torno do Congresso estão o Livro Azul do líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez, que explica os elementos filosóficos e históricos assumidos pela juventude militar no momento de iniciar o processo de mudança no país.

Também inclui o Livro Vermelho (documentos fundamentais do partido) e o Plano da Pátria, que é o programa de governo (2013-2019) de Nicolás Maduro.

O PSUV, destacou que o chefe de Estado recentemente convocou um congresso de portas abertas, democrático e popular, no qual poderá ser definido o rumo da revolução venezuelana.

Qualificou a organização partidária como uma "via para o futuro, uma escola dos novos valores, da nova ética política que faça a revolução”.

Suas diretrizes, afirmou, e as das UBCH são "a nova escola de valores, construídos a partir da ética de Simón Bolívar e as bases da revolução venezuelana".

Nesse sentido, argumentou que a conformação dessas unidades é "um legado vivo que o falecido presidente Hugo Chávez construiu, para consolidar a revolução socialista na Venezuela".

Fonte: Prensa Latina