Com Dilma, governador inaugura metrô e encerra espera de 14 anos

Após 14 anos em construção, o Sistema Metroviário de Salvador foi inaugurado, nesta quarta-feira (11/6), pelo governador Jaques Wagner, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Acompanhados de autoridades e jornalistas, governador e presidenta participaram da viagem inaugural da Linha 1, que teve início no Acesso Norte, passou pelo Campo da Pólvora e voltou ao ponto de partida.

Com a inauguração, o metrô passa a operar em fase de experimentação e, por conta disso, não serão cobradas as entradas, pelo menos até o mês de setembro. Segundo a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo equipamento, esse período de três meses será para familiarização das pessoas e para a realização dos retoques finais, antes da operação comercial.

“Hoje é um dia histórico. Depois de 14 anos, nos quais houve uma série de impedimentos, colocamos o metrô para rodar e servir a população. A inauguração para a Copa é simbólica, pois o mais importante é mostrar que é possível fazer a obra e ir entregando trecho a trecho", afirmou a presidenta Dilma Rousseff, durante a viagem inaugural. A declaração foi dada à Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).

O metrô começou a ser construído no ano 2000, durante a gestão do prefeito Antônio Imbassahy, do então PFL, partido liderado por Antônio Carlos Magalhães. Desde então, uma série de problemas relacionados à administração municipal impediu o andamento das obras do modal, que só conseguiram ser concluídas depois que a Prefeitura de Salvador repassou a responsabilidade para o Governo do Estado, no ano passado.

“A Linha 1 do metrô de Salvador é pequena, passou 14 anos na mão dos prefeitos carlistas e neo-carlistas. Só Agora saiu. Sorrimos.”, escreveu a deputada federal Alice Portugal, do PCdoB-BA, que acompanhou a cerimônia de inauguração do metrô. Com trecho de 7,3 km, a Linha 1 deverá ser estendida até 2015, com a incorporação do trecho Pirajá.

A previsão é que todo o projeto do sistema metroviário fique pronto em abril de 2017. Segundo o Governo do Estado, o investimento total do Sistema Metroviário de Salvador é R$ 3,6 bilhões, entre os recursos dos governos estadual e federal e da concessionária CCR Metrô Bahia.

Pelo projeto, a Linha 2 sai da região do Iguatemi (do Detran, especificamente) até o aeroporto, passando pela Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB (Centro Administrativo da Bahia), Pituaçu, Flamboyant e Mussurunga.

De Salvador,
Erikson Walla