Cuba denuncia EUA por proteção ao terrorismo

Cuba desmascarou novamente na ONU o duplo critério dos Estados Unidos no tratamento do tema terrorismo, caracterizado por acusações a outros países enquanto protege autores de crimes abomináveis.

Em um diálogo interativo da Assembleia Geral sobre o terrorismo e os fatores que o propiciam, a diplomata e jurista Tanieris Dieguez denunciou a manipulação de Washington em um tema tão sensível, ao incluir novamente a ilha em sua unilateral lista de promotores do terrorismo.

Repudiamos energicamente a inclusão na listagem espúria que os Estados Unidos confeccionam a cada ano com os supostos patrocinadores do terrorismo internacional, uma lista unilateral, politicamente motivada e proveniente de um governo sem autoridade moral para julgar os outros, sentenciou.

Dieguez recordou na plenária dos 193 membros da ONU que na nação norte-americana, sobretudo em Miami, com total impunidade se arrecadam fundos para realizar atos violentos, operam-se contas bancárias para financiar o terrorismo, oferece-se refúgio seguro e permite-se aos terroristas o uso do território aos que financiam, planificam e executam ataques contra Cuba.

Prova disso continua sendo o caso do terrorista Luis Posada Carriles, responsável pela explosão em pleno voo, em outubro de 1976, de um avião da Cubana de Aviação, com 73 pessoas a bordo, acrescentou.

Posada Carriles – prosseguiu a diplomata – é também responsável pelos atentados a instalações turísticas em Havana, em 1997, onde foi morto um turista italiano.

De acordo com a diplomata, o duplo critério e a manipulação de Washington também se manifestam na condenação a longas penas dos cinco cubanos detidos em 1998 por monitorar grupos extremistas radicados em Miami que promovem, executam e financiam o terrorismo contra a maior das Antilhas.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero continuam encarcerados em prisões norte-americanas, enquanto René González e Fernando González regressaram à ilha após cumprir as condenações impostas.

Prensa Latina