Opep prevê estabilidade em mercados petroleiros até o fim de 2014

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou em seu relatório mensal, divulgado nesta quinta-feira (12), que a estabilidade caracterizará os mercados petroleiros até o fim deste ano. De acordo com os prognósticos, a oferta e a demanda entrarão em equilíbrio e os preços se manterão estáveis, com uma produção capaz de satisfazer as necessidades globais.

Extração de petróleo - Reuters

O relatório da Opep, que contribui com 40% do petróleo mundial, afirma que os atuais inventários estão fracos, em particular o dos Estados Unidos, enquanto as reservas comerciais das economias industrializadas são elevadas. Em seus cálculos, a Opep não alterou a demanda de petróleo prevista  em 91,14 milhões de barris diários (mbd) para este ano.

Os 12 ministros de petróleo dos países sócios da Opep argumentaram em sua reunião ministerial que essa estabilidade deve manter, ao menos até novembro, sua meta de produção conjunta, que chega a 30 milhões de barris diários.

Os mesmos sócios propuseram manter com os preços atuais do petróleo acima dos 100 dólares por barril, já que as quantidades são suficientes para cobrir suas necessidades de despesas.

A Opep confirmou que a produção dos Estados Unidos, Canadá e outros países que não pertencem ao grupo, somará 1,44 milhões de bpd de petróleo adicional aos mercados mundiais este ano, 60 mil a mais que a previsão anterior.

Fonte: Prensa Latina