Com fraco desempenho, candidato do Psol desiste de candidatura

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) desistiu, nesta sexta-feira (13), de disputar a Presidência da República. Ele vinha tendo um desempenho pífio nas pesquisas. Em algumas delas, sequer era lembrado pelos entrevistados. O senador disse que tomou sozinho a decisão, após consultar poucos companheiros de sigla nos últimos dias.

Foto: Agência Senado

Desolado, o senador, depois de fazer críticas à esquerda, fez também o seu mea culpa: "Eu faço a autocrítica, porque acho que não consegui unir nem o meu partido em torno da candidatura".

Num quadro de dura luta interna entre facções, Randolfe indicou o nome do deputado Marcelo Freixo (RJ) para seu lugar, que também declinou. A candidatura deve ficar com a ex-deputada gaúcha Luciana Genro (RS).

O episódio mostra o fracasso e a desagregação dos grupos da chamada ultraesquerda, que ao priorizar a oposição sistemática e sectária contra o governo da presidenta Dilma Rousseff, confunde-se com a direita.

A campanha eleitoral tende a se polarizar entre o candidato das forças neoliberais e conservadoras e a presidenta Dilma Rousseff, que postula a reeleição à frente das forças democráticas e progressistas.

Redação do Vermelho, com agências