Bachelet cumpre 84% de suas promessas antes de 100 dias de governo

Prestes a completar 100 dias no governo, a presidenta chilena, Michelle Bachelet, cumpriu 84% das 50 medidas prometidas durante a sua campanha eleitoral. Segundo a rede Telesur, essa cifra foi alcançada após a assinatura da lei para criar a Administradora de Fundos e Pensões (AFP) estatal.

Bachelet surpreende e adianta reforma eleitoral no Chile - EFE

Com a AFP, Bachelet pretende agregar mais concorrência ao sistema de pensões. Este projeto faz parte das 50 iniciativas que prometeu cumprir nos primeiros dias de seu governo, que se completam no próximo dia 18 de junho.

Entre as medidas que ainda têm de ser realizados incluem: enviar ao Congresso o projeto de lei que cria as universidades públicas regionais em Aysén e O'Higgins; a entrega do plano de investimentos na área de saúde detalhado para o período 2014-2018; e a apresentação de mensagem que cria o Ministério da Cultura e Patrimônio.

Dois dias antes do prazo final, Bachelet avançou a implementação do Fundo Nacional de Medicamentos, onde já foram alocados recursos, mas ainda é preciso concluir as assinaturas dos respectivos contratos com os municípios. Este processo que está previsto para ser feito o mais tardar na próxima quarta-feira (18).
 
Fonte: Telesur