Cidade chinesa fecha mercados para evitar ataque terrorista

Os mercados de manhã e noite em Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, foram fechados por causa da ameaça de terrorismo, anunciaram nesta segunda-feira (16) as autoridades locais.

Mercado noturno em Urumqi

Possíveis riscos de segurança existem geralmente nos mercados com espaço limitado e grande movimento de pessoal, de acordo com Tursun Isa, subchefe do departamento municipal de comércio de Urumqi.

Ao todo 27 lojas de verduras foram construídas e entraram em operação para satisfazer a demanda da população, disse Tursun Isa.

O fechamento dos mercados faz parte dos esforços do governo municipal para garantir a estabilidade e combater o terrorismo.

O governo de Urumqi aumentou as inspeções de segurança em aeroportos, estações ferroviárias e rodovias. A segurança também foi reforçada em centros comerciais, praças públicas, parques, escolas e jardins de infância.

As autoridades locais também fortaleceram controles da população móvel, casas alugadas e hotéis.

Um ataque terrorista em um mercado ao ar livre em Urumqi deixou 31 mortos e 94 feridos em 22 de maio, depois de uma série de ataques violentos no país como um em uma estação de trem na cidade sudoeste de Kunming em março e outro na Praça Tian'anmen, em outubro do ano passado.

Fonte: Xinhua