São João da Copa movimenta economia da Bahia

Em ano de Copa do Mundo, os festejos juninos no interior da Bahia ganham um colorido especial. Diversas cidades estão decoradas em verde e amarelo, para torcer pelo hexacampeonato do Brasil. O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que defende a manutenção das tradições em torno do São João, destaca ainda o estímulo que as festas dão à economia local.

São João da Copa movimenta economia da Bahia

Em viagem, passando pelos principais municípios do interior da Bahia que promovem a festa, o parlamentar lembra que este ano, com a Copa do Mundo, a expectativa é que os turistas, antes e após os jogos, sejam atraídos para as cidades do Recôncavo Baiano, Chapada e Baixo Sul, que ficam mais próximas a Salvador e realizam grandes festas.

Só da capital, segundo informações da secretaria de Turismo da Bahia, mais de 300 mil pessoas devem seguir em direção ao interior, fora a movimentação entre um município e outro.

O ritmo é forró e baião; o sabor é de canjica e licor, mas o melhor das comemorações é a movimentação na economia, especialmente nas pequenas cidades.

Em todo o estado, as cifras são iguais ou até maiores do que o Carnaval. A data só perde para o Natal em número de vendas. Estima-se que a festa tenha movimentado nos últimos anos, cerca de R$500 milhões.

Os vultosos valores geram mais de cinco mil empregos temporários e aumenta em quase 50% a renda do comércio nas cidades, melhorando as arrecadações municipais. São milhares de pessoas, centenas de músicos e bandas, em praticamente todos os 417 municípios baianos.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Daniel Almeida