Especialista destaca redução da pobreza na Venezuela

O presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) Elías Eljuri destacou nesta terça-feira (17) a redução na Venezuela da pobreza extrema, estimada em 5,5% ao final de 2013, quase a metade da de 1999.

Elías Eljuri

O especialista disse que na diminuição do índice de pobreza são medidos aspectos como a construção de moradias, com mais de 600 mil construídas nos últimos anos, além dos níveis de educação, que na primária e secundária passou de 44% a 76%, e a universitária, de 800 mil a 2,5 milhões.

Durante uma entrevista na emissora de televisão privada Globovisión, Eljuri destacou também o crescimento do número de aposentados, de 387 mil em 1999 para mais de 2,5 milhões em 2013.

Ressaltou como apreciável a alimentação gratuita nas escolas que recebem 4,3 milhões de crianças, além dos 82% da população que é atendida em centros de saúde públicos e a assistência médica que chega aos lugares mais longínquos através da missão "Barrio Adentro".

Eljuri assegurou que o país registrou em abril uma taxa de desemprego de 7,1% da população ativa, e afirmou que o emprego formal subiu 10 pontos e o informal tem diminuindo progressivamente. Resultados que classificou como os mais baixos dos últimos 15 anos.

Fonte: Prensa Latina