Alemanha serve de base para espionagem estadunidense na Europa

A Alemanha, durante os últimos 13 anos, converteu-se na principal base de vigilância na Europa, segundo documentos vazados pelo antigo técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden. As novas informações foram reveladas pelo diário alemão Der Spiegel, nesta quarta-feira (18).

Angela Merkel - Wikimedia Commons

O jornal assinala que a NSA não só espionou os cidadãos alemães, mas que também fez da Alemanha um centro importante de recolha de dados de todos os europeus.

Documentos fornecidos por Snowden, que está asilado na Rússia por receio de ser processado duramente por suas delações, mostram que a “poderosa agência de inteligência estadunidense” desenvolveu uma “relação cada vez mais íntima com a Alemanha nos últimos 13 anos, enquanto expandia massivamente a sua presença no país,” agrega Der Spiegel.

“Nenhum outro país da Europa acolhe tal arquitetura de vigilância secreta da NSA como a Alemanha,” afirma o jornal, que recorda que, em 2007, a agência estadunidense afirmou ter ao menos uma dúzia de locais ativos onde recolhe dados, no território alemão.

As denúncias sobre os programas de vigilância da NSA foram publicadas pela primeira vez em junho do ano passado, através da investigação de jornalistas do The Guardian e do Washington Post, a partir de mais de 25 mil documentos vazados por Snowden.

Em fevereiro, outras matérias revelavam que a NSA também espionou líderes mundiais, inclusive a própria chanceler alemã, Angela Merkel. Ainda no ano passado, a procuradoria alemã abriu uma vasta investigação sobre a espionagem das conversas telefônicas de Merkel, o que causou um aparente desconforto entre os aliados EUA e Alemanha.

Com informações da HispanTV,
Tradução da redação do Vermelho