EUA recebe nova jornada pela libertação dos antiterroristas cubanos

Uma nova jornada de apoio à causa dos cinco antiterroristas cubanos foi marcada para o próximo dia 12 de setembro, data em que se cumpre 16 anos da prisão de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, René e Fernando González – agentes da Rede Vespa, que agiam nos Estados Unidos para denunciar ao governo de Cuba as ações criminosas de grupos anticastristas.

Campanha pela libertação dos 5 cubanos chega ao Twitter

"Ante tanta injustiça é necessário continuar pressionando no epicentro do poder", expressa o Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco em um comunicado difundido nesta quinta-feira (19), depois de destacar o sucesso da última jornada realizada de 4 a 11 de junho nesta capital.

Por isso "regressamos a Washington para continuar reivindicando à administração de (Barack) Obama uma solução humanitária ao caso dos Cinco", sublinha o texto.

Leia também:
Jornada mundial impulsiona solidariedade ao caso dos "Cinco de Cuba"
Começa nos EUA a 3ª Jornada pela Liberdade dos Heróis de Cuba

O Comitê recorda que Fernando e René González deixaram a prisão somente após cumprir a totalidade de suas condenações e atualmente se encontram em Cuba. Mas lembra que ainda persiste o "injusto encarceramento de Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero", os outros três integrantes dos grupo dos Cinco, como são conhecidos internacionalmente.

O programa prevê de 11 a 13 de setembro visita ao Capitólio, uma vigília em frente à Casa Branca e um fórum público com especialistas tanto do caso dos Cinco como das relações Estados Unidos-Cuba.

A iniciativa é parte das ações que dão continuidade à 3ªJornada Cinco dias pelos Cinco, a qual teve ressonância em mais de 40 nações e reuniu em Washington DC representantes de 31 países, entre eles parlamentares, advogados, escritores, líderes religiosos, sindicalistas e seguidores em geral desta causa.

Ali, a ativista pela paz Cindy Sheehan conclamou a criação de um movimento de tais proporções até que resulte insustentável ao governo estadunidense manter Hernández, Labañino e Guerrero na prisão.

Em setembro haverá também atividades em diferentes partes do mundo, destinadas a denunciar o tempo decorrido desde a injusta detenção destes homens na cidade de Miami, em 12 de setembro de 1998, enquanto rastreavam os planos violentos dirigidos a prejudicar o povo cubano.

Fonte: Prensa Latina