Espionagem estadunidense é exposta em livro publicado na China

O Centro chinês de Pesquisa de Mídia e Internet publicou um livro, nesta sexta-feira (20), que revela as atividades de vigilância dos Estados Unidos sobre a China e outros países. "Como os Estados Unidos supervisionam a China?" inclui o relatório intitulado "O Registro de Vigilância Global dos Estados Unidos" divulgado em maio, assim como uma série de artigos de análise e comentários de 18 especialistas.

Joe Biden e Barack Obama - Saul Loeb / AFP

De acordo com o livro, publicado pela Editora do Povo, os Estados Unidos lançaram ciberataques de grande escala contra a China, com líderes chineses e a empresa de telecomunicação Huawei como alvos.

A espionagem e os ataques cibernéticos violaram flagrantemente as leis internacionais, infringiram os direitos humanos e ameaçaram a cibersegurança global. Os atos devem ser rejeitados e condenados por todo o mundo, indica a publicação de 146 páginas.

Embora os EUA insistam em acusar a China de ciberespionagem há anos, as evidências são cada vez mais conclusivas sobre essas práticas realizadas pelas agências estadunidenses de inteligência, reveladas nos documentos vazados pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.

Em maio, respondendo a acusações de autoridades estadunidenses, com a prisão de cinco militares chineses, a China convocou o embaixador dos EUA para prestar esclarecimentos sobre a medida, que considerou uma violação.

Na ocasião, a chancelaria chinesa afirmou que a atitude dos EUA relativa à segurança na Internet é "exagerada e hipócrita" e instou o governo norte-americano a prestar esclarecimentos significativos à China sobre os relatos de que Washington tem espionado há tempos o governo chinês, universidades, empresas e indivíduos.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da redação do Vermelho