Bolívia registra menor índice do cultivo de coca dos últimos 11 anos

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o cultivo da planta da coca na Bolívia caiu cerca de 9 por cento no ano passado, chegando a seu nível mais baixo desde 2002, de acordo com pesquisa o terceiro maior produtor mundial de cocaína, depois do Peru e Colômbia.

Bolívia reduz a produção de coca por conta de política antidrogas - Reuters

A pesquisa citou os esforços de erradicação do cultivo ilegal destinado à fabricação de cocaína.
A ONU prevê uma nova redução como parte de uma estratégia do governo de reduzir o superávit da produção e combater o tráfico de drogas.

"Esse declínio confirma uma tendência de declínio nos últimos três anos, período em que o cultivo da coca caiu 26%", disse nesta segunda-feira (23) Antonio De Leo, o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) na Bolívia.

A ONU disse em um comunicado que a Bolívia estava a caminho de reduzir a área de cultivo da coca para 20.000 hectares até 2015. A área cultivada em 2013 era de cerca de 23.000 hectares, quando no ano anterior havia sido de 25.300.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, ex-produtor da planta da coca, defende seu uso legal como um "ritual ancestral" em chá, doces e remédios. As pessoas na região andina tradicionalmente também mascam a folha de coca como fonte de energia, como um antídoto para os problemas causados pela altitude.

Com informações de agência de notícias