A hora da militância, por Abgail Pereira

*Abgail Pereira é dirigente do PCdoB no RS e pré-candidata a vice-governadora pela coligação Unidade Popular pelo Rio Grande.

Fomos surpreendidos com a excelente repercussão com a qual a composição da chapa majoritária foi recebida, logo após sua divulgação no final do mês de maio. Desde então, viemos recebemos centenas de manifestações de apoio que reforçam nossa confiança na possibilidade de vitória. O PCdoB sempre se destacou em várias frentes, seja no movimento sindical, comunitário, estudantil e de mulheres, e mesmo no parlamento, onde temos lideranças notáveis que honram nossa história e trajetória. A participação na chapa majoritária da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande é um reconhecimento à nossa capacidade eleitoral, manifestada pelos resultados da atuação de nossa camarada Manuela D’ávila no Congresso, pelo seu desempenho nas eleições à Prefeitura de Porto Alegre, pelos nossos candidatos nas inúmeras cidades do estado e também pela votação expressiva que obtivemos com minha candidatura ao Senado nas eleições de 2010.

O slogan de nossa convenção "Mais mudanças, Mais avanços. PCdoB com Dilma e Tarso", realizada no último sábado (14/6), sinaliza o posicionamento do partido para as eleições deste ano. Vamos trabalhar para reeleger Dilma à Presidência da República, Tarso ao Governo do Rio Grande e o Olívio Dutra ao Senado a fim de dar continuidade ao projeto de desenvolvimento econômico e social em curso no país e no estado nos anos recentes. Não será uma tarefa fácil, pois lutamos contra muitas forças e, para isso, o debate eleitoral precisa valorizar as inúmeras conquistas obtidas até aqui. Vamos constituir ampla aliança entre os setores populares e produtivos, tendo como norte a defesa dos interesses nacionais. Somos um partido que tem lado, o lado das forças democráticas, patrióticas e populares contra o retrocesso que se esconde sob uma enganosa roupagem renovadora.

Para que tenhamos sucesso e vençamos esta disputa polarizada frente à direita radicalizada e carente de propostas, é necessário que coloquemos em prática um forte projeto de mobilização de nossa militância em articulação com os movimentos populares. Ao longo de seus mais de 90 anos de história, a militância do PCdoB sempre foi um exemplo de garra, disposição e vontade política. Nestas eleições, seremos ainda mais fortes, estamos mais juntos, mais unidos e convencidos da justeza de nossa aliança e de nossas propostas. Temos orgulho de nossa trajetória, a qual, sem dúvidas, honra a toda a militância que defendeu, nos tempos mais árduos e na democracia das últimas décadas, os ideais de nosso partido.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vive um momento de grande importância no Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo em que nos consagramos como protagonistas ao compor a chapa majoritária no segundo cargo de maior importância no comando do estado, que é o de vice-governadora, apresentamos um projeto ousado e real de crescimento com as metas de ampliar a bancada de deputados federais de dois para três membros e de deputados estaduais de um para cinco membros, a maior na história do partido no estado.

Seguimos em frente estabelecendo uma política de alianças no campo progressista, unidos para vencer as forças conservadoras e levar à vitória os projetos políticos mais avançados, na conjuntura própria de cada momento eleitoral. Para isso, o PCdoB também precisa marcar sua posição no Programa de Governo, no debate dos principais problemas econômicos, sociais e políticos que o Rio Grande enfrenta, e apresentar seu ponto de vista, suas propostas para a gestão em todos as áreas. Dessa forma, nosso protagonismo será verdadeiro e poderá ampliar a base partidária em todo o estado.

Para nós, o eleitor é o ator principal. Vamos construir nossa campanha com a participação dos trabalhadores, das lideranças comunitárias, sindicais e estudantis, de homens e mulheres de todas as idades, cores e crenças. O povo sabe reconhecer os seus iguais. Estamos convictos de nossa força, afinal, esta chapa tem dois grandes homens e uma mulher, não tão grande em tamanho, mas certamente com a mesma coragem.

Vamos dar o melhor de nossa capacidade, a maior de nossa vontade e a mais firme de nossas posições, para que sejamos amplamente vitoriosos, tanto nas eleições proporcionais como na majoritária, com Dilma, Tarso e Olívio e com a eleição de uma grande bancada de deputados estaduais e federais para que a nova política se afirme e seja fator de avanço das aspirações de justiça, igualdade e progresso social para todo o nosso povo.

Agora é a nossa hora. A hora da militância. Quem ousa lutar tem muito a conquistar. Nós queremos construir a unidade do povo. Queremos um estado mais humano e socialmente justo. Um estado verdadeiramente feliz. E para isso, conclamamos a todos e todas a participar da luta política, fazendo a sua política com letra maiúscula, aquela que liberta e faz avançar. É em nome dessa política que chamamos a militância a hastear suas bandeiras, arregaçar as mangas e construir a vitória da nossa coligação! Viva a unidade do povo!