Luta que segue: Venezuela comemora 193 anos da Batalha de Carabobo

Há 193 anos, a Batalha de Carabobo, liderada pelo exército de Simón Bolívar definia a conquista da independência venezuelana. Nesta terça-feira (24), durante o tradicional desfile cívico-militar que comemora o aniversário do combate e o Dia do Exército, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou em seu discurso a continuidade histórica da luta independentista.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

Batalha de Carabobo (Venezuela) - Reprodução

A Batalha de Carabobo foi comandada pelo exército de Bolívar em 1821, na região de mesmo nome no centro do país. É considerada por muitos historiadores como decisiva para a conquista da independência, que havia sido proclamada em 1811, mas que só foi consumada após a tomada de Caracas e outras regiões de importância estratégica e que, até 1821, permaneciam sobre domínio da coroa espanhola.

Leia também:
Cuba e Venezuela inaguram uma das farmaceuticas mais modernas da AL

Segundo Maduro, o desfile que rememora a data é também uma forma de ratificar o compromisso com os ideais da Revolução Bolivariana. “O caminho de Carabobo prossegue, essa batalha foi apenas um ponto no itinerário para as grandes lutas por liberdade e independência”, disse o presidente ao destacar que a Batalha foi fundamental para traçar os destinos da Colômbia, Panamá, Peru, Bolívia e Venezuela.

Em seu discurso, o mandatário venezuelano falou também aos 6 mil militares que participaram do evento: “Nosso Exército nasceu como uma grande força anticolonial”. Ele afirmou ainda que “quando dizemos que a nossa pátria é anti-imperialistas, estamos rememorando o conceito mais importante da Batalha”.

Do Campo de Carabobo, onde se realizou a atividade, Maduro reafirmou que manterá firmemente a promessa feita ao comandante Chávez, de trabalhar para o bem-estar do povo venezuelano, por meio do desenvolvimento do Plano Pátria, elaborado pelo líder socialista e inspirado em seu povo.

“Venho em nome de todos os camaradas para dizer que somos a semente do comandante a quem amamos e nós cavalgamos juntos com Bolívar e sua grandeza imponente, com uma mochila cheia de sonhos de um país independente”, disse Maduro.

"Hoje a igualdade tem um só conceito e foi o que nos ensinou Hugo Chávez: chama-se socialismo bolivariano", completou o chefe de Estado venezuelano.