Cartilha "Copa sem racismo" é lançada em evento na Bahia

Aproveitando a realização da Copa do Mundo e uma das principais mensagens que o Mundial trouxe ao Brasil, a Secopa-BA e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi-BA) lançaram nesta quinta-feira (26) a cartilha "Copa sem racismo". A iniciativa prevê o combate à discriminação não só durante o período da Copa, mas também como um legado após o fim da competição.

Cartilha Copa sem racismo - Reprodução

A cartilha conta com informações históricas e no âmbito legal em relação à pratica do racismo. Além disso, o livro dá dicas de como proceder no caso de presenciar algum caso de discriminação e fala também do Movimento Negro e cita casos de racismo no futebol e suas consequências. A previsão é de que 100 mil unidades sejam distribuídas.

"O ser humano não tem consigo o racismo, é cultural, é aprendizado. E se não nasce com a gente, podemos extirpá-lo. Eu costumo comparar com a poliomielite. Enquanto houver um portador da doença, temos que trabalhar para eliminá-la da sociedade. O mesmo vale para o racismo", discursou Ney Campello, secretário para Assuntos de Copa na Bahia.

"Para nós, essa campanha é de extrema importância porque é uma demonstração de que é preciso fazer muito para combater o racismo, algo de extrema perversidade na nossa sociedade", opinou Ivonei Pires, coordenador do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, da Sepromi.

Fonte: Portal da Copa