EUA dão início a manobras navais internacionais no Havaí

As manobras navais Anel do Pacífico (Rimpac), começaram nesta quinta-feira (26) no Havaí e serão finalizadas no dia 1º de agosto de 2014, com a participação de 50 navios de guerra de 23 países, informou o Pentágono.

Manobras navais no Havaí

Estes exercícios, que têm como sede principal a base de Pearl Harbor, quartel geral da Frota do Pacífico dos Estados Unidos, contarão com o porta-aviões norte-americano USS Ronald Reagan, seis submarinos, mais de 200 aeronaves e 26 mil soldados.

Seu objetivo é "apoiar a cooperação e coordenação entre as Marinhas quanto a segurança marítima, ajuda em casos de desastres, luta contra a pirataria marítima, operações de salvamento e combates navais, declara a nota oficial do Departamento de Defesa.

O primeiro Rimpac foi realizado em 1971 e desde então é realizado a cada dois anos no Havaí sob o comando da Frota do Pacífico dos Estados Unidos. Os últimos exercícios Rimpac foram em 2012 com 40 navios militares frente à costa do Havaí.

As nações participantes são a República Popular da China (pela primeira vez), Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Colômbia, França, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Coreia do Sul, Filipinas, Singapura, Tailândia, Tonga, Reino Unido e o anfitrião, Estados Unidos.

Fonte: Prensa Latina