Após punição de Suárez, Mujica fala com técnico da seleção uruguaia

O presidente do Uruguai, José Mujica, expressou nesta quinta-feira (26) toda sua solidariedade a Luis Suárez, atacante da seleção uruguaia suspenso da Copa do Mundo. Segundo o noticiário televisivo Subrayado, Mujica falou com o técnico da seleção, Oscar Tabárez, e cumprimentou todos os jogadores e dirigentes esportivos. 

José Mujica e Luis Suárez - Reprodução

"Saibam que estamos com vocês", disse o chefe de Estado, que também assegurou que a seleção "saberá como seguir adiante" nesta situação.

O presidente reuniu membros do Executivo para analisar o que chamou de “sanção excessiva” contra Suárez, impedido de jogar as próximas nove partidas da seleção e proibido de aproximar-se de estádios de futebol durante quatro meses.

Leia também:
Copa: Balotelli agradece ao Brasil, Suárez fora e análises das finais
Fifa suspede Suárez por 9 jogos e Uruguai fica sem o craque na Copa

Suárez deu uma mordida no ombro do jogador da Itália Giorgio Chiellini durante a partida que eliminou o time europeu da Copa do Mundo e classificou o Uruguai para as oitavas de final.
Nesta sexta-feira (26) o zagueiro italiano também se pronunciou sobre o incidente e, de acordo com notícias publicadas por agências, Chiellini afirmou “não ter qualquer sentimento de raiva ou vingança”. O jogador disse ainda que considera “exagerada” a punição imposta pela Fifa.

Após se reunir com Mujica, a ministra de Esportes do Uruguai, Liliam Kechichian, afirmou que o governo irá analisar que passo dará ante a sanção aplicada ao principal atacante da seleção de futebol. Liliam afirmou que mais parece "uma condenação que uma sanção".

Os uruguaios se indignaram com a sentença da Fifa e se manifestaram nas redes sociais com mensagens de solidariedade a Suárez e à Celeste, que enfrenta a Colômbia neste sábado (28).

Emissoras de rádio convocaram o povo a aguardar em massa a chegada de Suárez no aeroporto internacional de Carrasco, após sua viagem de retorno a Montevidéu nas próximas horas.

O jornal O Estado de São Paulo publicou uma entrevista com o presidente do Uruguai, Pepe Mujica. A pauta da conversa foi a seleção uruguaia e a Copa do Mundo. Assista ao vídeo:

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,

Com informações da Prensa Latina, do jornal O Estado de São Paulo e de agências de noticas