Tropas se enfrentam na Ucrânia, mesmo com prolongamento de trégua

A Ucrânia estendeu nesta sexta-feira o cessar-fogo do Exército contra os separatistas pró-Rússia até o dia 30 de junho. No entanto, os confrontos no leste da Ucrânia prosseguem neste sábado, apesar da prorrogação da trégua.

Tropas da Ucrânia - Agência Efe

"Os militares que se encontram no aeroporto de Kramatorsk foram metralhados", informou Dmitri Timchuk, coordenador do grupo "Resistência Informativa", em seu perfil do Facebook.

Timchuk acrescentou que também houve, nas últimas horas, "ataques contra pontos de controle das forças da operação antiterrorista na região de Donetsk", principal reduto do levante pró-russo.

O cessar-fogo foi anunciado após o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, assinar o controverso acordo de livre comércio com a União Europeia.

Miroslav Rudenko, um dos líderes dos rebeldes da região de Donbass, informou à agência "Interfax" que os militares ucranianos interromperam suas ações nos arredores da cidade de Krasni Limán, também na região de Donetsk, para preparar uma nova ofensiva.
 
Rudenko denunciou a mudança de armas e máquinas pesadas do outro lado do rio Severni Donets, onde é possível observar a concentração das tropas, supostamente com esse objetivo.

Além disso, o ministro da Defesa da autoproclamada República Popular de Donetsk, Igor Strelkov, reiterou que os separatistas não obedecerão ao cessar-fogo até que o Exército recue cerca de 10 quilômetros de suas posições atuais e deixe de enviar armas e munição para a região.

Os separatistas também informaram que uma unidade do Exército ucraniano na região de Donetsk se rendeu "sem que nenhum tiro fosse disparado".

Kiev e os rebeldes pró-russos concordaram ontem em prorrogar por mais 72 horas a trégua estipulada entre as partes para tentar evitar mais mortes em um conflito armado que já deixou centenas de vítimas no sudeste do país.

Fonte: Opera Mundi