Sem categoria

“Com o PSDB, São Paulo vai na contramão do Brasil”, diz Nivaldo

Histórico militante do PCdoB, inserido no movimento sindical e no movimento negro, funcionário de carreira da Sabesp, Nivaldo Santana será candidato ao cargo de vice-governador de São Paulo, ao lado do petista Alexandre Padilha. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (30), quando oficialmente encerrou o prazo para as convenções eleitorais de 2014.

Por Mariana Serafini e Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

nivaldo padilha radio - Mariana Serafini

Em conversa com o Vermelho, Nivaldo falou sobre sua trajetória política e fez uma breve avaliação do atual quadro político do estado de São Paulo. Ele acredita que o governo do PSDB – no poder há mais de 20 anos – fez com que São Paulo ficasse para trás nos avanços sociais e conquistas populares que o Brasil obteve nos últimos 12 anos com os governos progressistas de Lula e Dilma. “O governo do PSDB não está sintonizado, está na contramão das políticas democráticas do Brasil.”

Em coletiva de imprensa o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a chapa Mudança de Verdade está pronta para encarar os desafios do estado de São Paulo e apresentar mudanças reais para a vida da população. “Somos a única chapa que vai fazer por São Paulo o que Lula e Dilma fizeram pelo Brasil”, disse.

Em tom confiante, Padilha afirmou que a chapa Mudança de Verdade acertou em cheio ao escolher Nivaldo Santana como vice porque é um militante histórico com grande inserção no meio operário. “Nós queríamos um companheiro exatamente como é o Nivaldo, que além de ser militante do movimento sindical é inserido no movimento negro, e de quebra ainda sabe tudo sobre água. Água não vai faltar na próxima gestão do governo de São Paulo”, brincou.

Padilha aposta na ampliação das políticas sociais de inclusão para São Paulo entrar no mesmo ritmo de desenvolvimento do restante do país. “A única forma de São Paulo continuar sendo a locomotiva industrial do século 21 é inserindo todos os seus 43 milhões de habitantes, esta será a campanha a favor dos paulistas. Vamos trabalhar pela inclusão da juventude no mercado de trabalho, cotas nas universidades públicas paulistas, educação de qualidade para nossos jovens, com certeza é a única campanha a defender isso.”

Mobilidade urbana também é uma das bandeiras da coligação. Padilha defende a ampliação da rede de metrôs, além de apresentar a possibilidade de desenvolver um transporte mais rápido, eficiente e barato para os trabalhadores.

Nivaldo afirma que a população paulista acredita na mudança de governo e vê nesta união do PT com o PCdoB uma chance de renovação, mas admite que a campanha será acirrada. “Será um enfrentamento complexo, mas vamos levar a disputa para o segundo turno.”

Já Padilha assegura, sem titubear, que esta é a primeira vez em anos que São Paulo tem chances reais de levar a eleição ao segundo turno e romper com o coronelismo imposto pelo PSDB no estado há mais de 20 anos. “Depois de 20 anos a bateria do PSDB acabou, nunca foi tão sólida essa possibilidade [de 2º turno].” Eles acreditam também que, independente da força do PMDB no estado, “não há melhor cabo eleitoral que o Lula”.

Nivaldo confia nos movimentos sociais e no setor produtivo para o crescimento da chapa. Ele que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema) por nove anos, conhece a realidade do trabalhador paulista e acredita nessa força para a mudança dos rumos políticos no estado.

Ouça o áudio da entrevista na Rádio Vermelho: