Edvaldo retira candidatura ao Senado e vai para federal

Decisão foi tomada durante Convenção do PCdoB, oportunidade em que também foi definido apoio à reeleição de Jackson Barreto (PMDB) e a participação dos candidatos a deputados estaduais do partido em uma ‘Chapinha’.

Edvaldo retira candidatura ao Senado e vai para federal - Miza Tâmara

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou hoje (30) sua Convenção, que teve como objetivo oficializar o apoio à candidatura de Jackson Barreto para a reeleição ao Governo do Estado e apresentar os nomes dos candidatos que disputarão as eleições 2014.

Edvaldo Nogueira, ex-prefeito de Aracaju, que estava sendo sondado para disputar uma vaga noFoto: Miza Tâmara Senado, decidiu retirar a candidatura e concorrer para deputado federal. Segundo ele, a atitude foi tomada visando defender a unidade do bloco, evitando um racha que poderia prejudicar o projeto político encabeçado por Jackson. “Eu estou retirando a minha candidatura por entender a importância disso para a unidade política do nosso bloco. Eu tenho certeza de que se eu entrasse na disputa para o Senado, nos dividiríamos e isso beneficiaria a candidata adversária”, apontou Edvaldo.

Ainda segundo ele, “a atitude de continuar com esse projeto certamente dificultaria a candidatura de Jackson. Retirar a candidatura ao Senado demonstra, sobretudo, o meu desprendimento e que o meu interesse não é pessoal. A minha preocupação neste momento é que Sergipe continue avançando nas mudanças e melhorando a vida da população, fato que só acontecerá com a vitória do nosso grupo nas eleições desse ano”, analisou.

Deste modo, Rogério Carvalho (PT), que será o único candidato da chapa a Senador, parabenizou e agradeceu a decisão do PCdoB: “Acredito que duas candidaturas ao Senado seria desgastante. Por isso eu quero agradecer do fundo do coração este gesto e garantir que vamos marchar juntos nessa eleição para garantir a vitória de Edvaldo para a Câmara dos Deputados”.

Ao final da Convenção, o candidato à reeleição ao Governo, Jackson Barreto, agradeceu o apoio do PCdoB e lembrou que sempre teve grande proximidade ideológica com o partido. “Eu sempre fiz do PCdoB o meu aliado. Nós somos da luta. Nós somos filhos da redemocratização do Brasil. De sorte que quero aqui agradecer o apoio e garantir que caminharemos juntos rumo à vitória”, garantiu.

Hallison Sousa, presidente Estadual do PCdoB, garantiu que o partido está coeso e que haverá dedicação total para eleger Edvaldo e os estaduais. "Nós vamos trabalhar muito, botar o bloco na rua e garantir, nas urnas, a continuidade do avanço do nosso Estado a partir da eleição dos nossos candidatos e a reeleição de Jackson". Hallison também falou sobre a composição da "chapinha". Ele disse ter certeza que "entrar no processo eleitoral nesta condição vai garantir que o PCdoB tenha representantes na Assembleia Legislativa".

Candidatos

Na convenção, o PCdoB-SE apresentou, portanto, o nomede Edvaldo Nogueira como candidato a deputado federal e os nomes do Padre Inaldo, Adinaldo Nascimento, Sr° Gouveia e Maria da Creche como candidatos a deputados estaduais. Os candidatos à Assembleia Legislativa participarão da campanha em uma ‘chapinha’.

Comitê Central

O Diretório Nacional do PCdoB apoiou as decisões tomadas pelos militantes sergipanos em relação ao projeto político deste ano no Estado. Apesar de apontar, durante vários meses,o desejo na pré-candidatura de Edvaldo Nogueira para o Senado, os dirigentes nacionais entendem que a união do bloco é muito importante. Esta foi a avaliação de Renildo Calheiros, que é membro do Comitê Central do PCdoB e prefeito do município de Olinda, estado de Pernambuco, que veio hoje a Aracaju participar da Convenção, representando a Direção Nacional. Segundo ele, “Edvaldo reunia boas condições para o Senado, mas por um gesto de grandeza decidiu pensar na unidade do bloco, o que neste momento é mais importante”.

De Aracaju
Renato Nogueira